quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pelo direito a viver e a construir Euskal Herria em euskara


1600 adesões à manifestação de 15 de Maio em Iruñea pelo direito a viver em euskara
A manifestação convocada para o próximo dia 15 de Maio em Iruñea com o lema «Nafarroan euskaraz bizitzeko eskubidea» [Direito a viver em euskara em Nafarroa] conta já com mais de 1600 apoios. Isto foi comunicado ontem pelo secretário-geral do Kontseilua, Paul Bilbao, que deu uma conferência de imprensa na capital navarra acompanhado por cerca de vinte pessoas conhecidas nos âmbitos cultural, social e desportivo de Nafarroa.
A manifestação foi inicialmente convocada pelo Kontseilua e cerca de 80 euskaltzales, e desde então centenas de pessoas têm aderido à convocatória através do blog: www.blogak.com/maiatzak15.
O secretário-geral do Kontseilua lembrou a «grave situação» que a língua autóctone em Nafarroa vive, o que se fica a dever ao facto de «a política linguística do Governo estar orientada contra o euskara e de os entraves e cortes serem cada vez maiores».
Face a isso, apontou a «necessidade de activar os cidadãos» e de dar uma resposta capaz de superar a actual situação e para poder avançar na normalização do euskara.
Notícia completa: Gara

A EHE vai celebrar em Etxarri o Euskaraz Bizi Eguna 2010 neste domingo
A plataforma Euskal Herrian Euskaraz vai celebrar no domingo em Etxarri-Aranatz o Euskaraz Bizi Eguna 2010, com o lema «Euskal Herrian euskaraz bizi! Euskal Herri euskalduna eraiki!» [Viver em euskara em Euskal Herria! Construir uma Euskal Herria euskaldun!]. Embora a programação do acto já fosse conhecida, ontem a festa reivindicativa foi apresentada aos habitantes da localidade navarra, tendo os membros da EHE Unai Larreategi e Igone Lamarain convidado toda a sociedade basca a participar. No dia 2 de Maio «irão demostrar» que existe uma Euskal Herria que «vive em euskara em todos os domínios».
Realizou-se ainda uma assembleia convocada pela EHE de Etxarri-Aranatz, na qual analisaram «os desafios a superar para construir um povo euskaldun» tanto em Sakana como em toda Euskal Herria. Esta não foi a única reunião levada a cabo pela EHE. Ao longo das últimas semanas também se reuniram em Gasteiz, Murgia (Araba), Burlata, Tafalla ou Altsasu (Nafarroa).
Fonte: Gara

Euskaraz Bizi Eguna 2010 abestia - canção do evento, por músicos euskaltzales de Sakana (Nafarroa)