quinta-feira, 15 de abril de 2010

O «gaztetxe» de Gasteiz festeja o 22.º aniversário entre Abril e Maio


O gaztetxe de Gasteiz está preparado para celebrar o seu 22.º aniversário; para tal, organizaram diversos actos que irão decorrer durante os meses de Abril e Maio. Hoje mesmo inauguram a programação com uma mesa-redonda em que irão abordar «a mulher e a ocupação». Assim, até dia 2 de Maio, quase todos os dias haverá algum evento; entre outros, workshops, concertos, almoços populares e tertúlias.

Os organizadores definiram os 22 anos de história do gaztetxe de Gasteiz como «anos plenos de vivências e de emoções». Recordaram que durante estes anos lutaram contra «esta louca sociedade que nos impedia de funcionar». Ainda assim, felicitam-se porque souberam pôr em prática a organização em «assembleia», a ocupação e a autogestão.

«A nossa experiência mostrou-nos bem que os nossos valores e formas de organização não são nada do agrado dos manda-chuvas que controlam a sociedade», diziam. Embora tenham afirmado: «continuaremos na nossa porque acreditamos no que fazemos».

Kaskoenea em Portugalete
Através de um comunicado, a gazte asanblada de Portugalete (Bizkaia) desmentiu a «falsa informação» veiculada pelo Município de Portugalete sobre o gaztetxe Kaskoenea. Assim, negaram que no edifício haja «falta de higiene» ou que «a estrutura se encontre em mau estado», como disse um edil do PSE.
Pelo contrário, afirmaram que o seu únicafunção é «criar alternativas» para os jovens da localidade.
Fonte: Gara