terça-feira, 27 de abril de 2010

Nafarroaren Eguna


O dia em honra de Nafarroa e dos navarros comemora-se no último domingo de Abril e este ano, mais uma vez, vários milhares de pessoas, vindas de todo o País Basco, rumaram a Baigorri (Nafarroa Beherea) para participar na festa.

Para além da festa em si, da música, da dança, dos bertsos, do almoço e do convívio, esta edição do Nafarroaren Eguna assumiu uma clara defesa do euskara. Por um lado, foi anunciada uma manifestação em defesa do direito dos navarros a viver em euskara, que será organizada pelo Kontseilua e que irá decorrer em Iruñea a 15 de Maio. Pantzoa Irigarai, Antton Luku, Mixel Oronoz, Betti Bidart (membro de um grupo de tocadores gaita), Paskal Indo (o director da confederação de ikastolas Seaska) e Maritxu Lopepe (membro da Euskal Irratiak) anunciaram a convocatória. Por seu lado, em nome do Kontseilua, Oskar Zapata afirmou que «chegou a hora de dizer 'basta'» à estratégia do Governo de Nafarroa relativamente ao euskara. «Somos navarros e queremos viver em euskara», acrescentou.

Para além do mais, havia o desejo de apoiar a ikastola de Lodosa, que se situa no Sul de Nafarroa e corre o risco de encerrar, tendo estado presentes dois encarregados de educação ligados a esta instituição de ensino para dar a conhecer a situação.
Se os bilhetes para a edição deste ano do Nafarroaren Eguna sofreram um aumento de dez cêntimos, foi precisamente para ajudar a ikastola de Lodosa a fazer frente às dificuldades que atravessa e, desta forma, garantir a sua sobrevivência.
Fontes: Gara / Berria / kazeta.info
-
Fotos: Nafarroaren Eguna 2010 Baigorrin (nafarroan.com)
-