sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sugestão de leituras

«Carta abierta de Martxelo Otamendi, ex director del periódico en lengua vasca Egunkaria»


«Udalbiltza, en perspectiva», de Eli LABURU e Gema MENDIETA, ex-autarcas de Astigarraga e de Aulesti, respectivamente (subscrevem também este artigo os ex-autarcas de Altsasu e Arrasate, Camino Mendiluze e Xabier Zubizarreta)
"Não se trata apenas de justiça e solidariedade (a qualquer vereador participante poderia ter calhado a sorte de viver este drama). Trata-se de respeito por esta instituição, pelos nossos autarcas e vereadores"

«El hombre del saco», de Koldo CAMPOS


«Paladas de tierra y acuerdos parlamentarios», de Jose Mari ESPARZA ZABALEGI
"Se a memória histórica deve servir à esquerda espanhola para alguma coisa, é para aprender e não cair, agora, nos mesmos erros que ela denuncia no passado. Por um lado, parece que acabam de descobrir as vítimas de 36 e protestam pelo 'esquecimento' a que foram submetidas durante 70 anos, obviando que durante os últimos 30 foi precisamente a esquerda espanhola que tornou possível esse esquecimento, muito mais cruel e incompreensível que o exercido pela direita. 'Foi por culpa da Transição', dizem agora, dando razão a quem anda há três décadas a denunciar aquele arranjo sujo com os franquistas."

«O sea que era esto», de Jon ODRIOZOLA
"Será que vão ensinar marxismo aos nossos rebentos como furibundos sociatas [socialistas] que professam ser? Será que estes sociolistos lhes vão explicar o que é a luta de classes? Vão-lhes falar de explorados e exploradores?"

«Cernuda se ha puesto frenética», de Maite SOROA [Um fartote!]