quarta-feira, 14 de abril de 2010

Presos políticos bascos


Cinco jovens de Orereta e de Oiartzun serão postos em liberdade nas próximas horas
Os jovens foram detidos no âmbito de uma operação contra a juventude independentista na comarca de Oarsoaldea (Gipuzkoa) que teve início em Abril de 2008 e se prolongou até Julho, sendo posteriormente submetidos ao regime de incomunicação pela Polícia espanhola (após o qual afirmaram ter sido torturados) e encarcerados. Recorde-se que alguns dos jovens se apresentaram na Audiência Nacional espanhola de livre vontade para prestar declarações e que o tribunal não fez caso disso, de modo a que os jovens tivessem de passar primeiro pelas mãos da Polícia. É uma velha história.
Posteriormente, no dia 1 de Julho, um grupo de jovens deu uma conferência de imprensa em Oiartzun para abordar a situação em que se encontravam. Defendiam a continuidade da luta, a dignidade e tinham medo, como é natural.

Os jovens que vão sair em liberdade são: Oihana Mujika (Oiartzun, detida a 1 de Julho de 2008) / Maitane Linazasoro (Orereta, detida a 1 de Julho de 2008) / Xabier Lujanbio (Orereta, detido a 18 de Abril de 2008) / Josu Arruabarrena (Orereta, detido a 18 de Abril de 2008) / Aitor Franco (Orereta, detido a 18 de Abril de 2008).
Cada qual vai ter de pagar 9000 euros de fiança.
Fonte: askatu.org

Alex Belasko abandonou a greve de fome
O iruindarra encontrava-se em greve de fome desde 5 de Abril, em virtude da forma como estava a ser tratado na prisão de Valhadolide (na solitária, sem contacto com outro preso político basco, para além de manifesta má vontade com que a direcção abordou as suas tentativas de diálogo).
Hoje, depois de ter falado com os serviços da prisão e ter conseguido resolver as questões que estiveram na base da greve de fome, o preso político basco abandonou essa forma de protesto.
Fonte: askatu.org

Estudantes universitários vão celebrar o Elkartasun Eguna nesta quinta-feira
Organizada pelo PAT (Presoen Aldeko Taldea), a jornada de 15 de Abril incluirá uma marcha até uma prisão Madrid (os autocarros partem de Bilbo e Gasteiz). À noite, a partir das 20h, haverá um festival solidário no gaztetxe de Gasteiz, onde, para além de um acto político, dos pintxos e das bokatas, haverá actuação dos Ze Esatek! e dos Zaplastako.
Fonte: askatu.org

Detiveram o jovem Andde Funosas, libertado horas depois
Ontem de manhã, agentes da Gendarmerie detiveram o jovem Andde Funosas em Makea (Lapurdi). O jovem foi preso em casa dos seus pais, não lhes tendo sido dito para onde o levavam nem explicadas as razões da detenção. Depois de terem efectuado buscas no interior da casa, levaram o jovem de 20 anos de idade, que sairia em liberdade algumas horas mais tarde. O Movimento pró-Amnistia denunciou o procedimento dos gendarmes e convocou uma mobilização para o fim da tarde em Makea.
Fonte: kazeta.info
O portal Baiona Askatu informava que eram duas as mobilizações, uma em Baiona (18h30) e outra em Makea (19h). Já hoje, o Gara noticiou que se concentraram 100 pessoas em Makea, em protesto contra esta acção repressiva.