sexta-feira, 23 de abril de 2010

Catalunya: Independentistas bascos serão observadores internacionais nas consultas sobre a Independência


Independentistas bascos pertencentes à esquerda abertzale e ao EA estarão presentes como observadores internacionais na terceira ronda de consultas sobre a independência catalã que se realizará no próximo domingo, segundo fizeram saber na quarta-feira em Donostia.

Uriel Bertran, responsável da Coordinadora Nacional per la Consulta per la Independència e deputado da ERC no Parlament de Catalunya, salientou a importância da presença de «uma representação ampla e plural do independentismo basco para avaliar o processo, que deve respeitar os valores democráticos e as regras da Europa, pelo que fomos estritos e rigorosos».

Com Bertran e Jordi Miró, membro da comissão internacional da Coordinadora per la Consulta sobre la Independència, compareceram em Donostia os membros da esquerda abertzale Tasio Erkizia e Txelui Moreno, o vereador da esquerda abertzale de Oiartzun Pavel Viñas, o edil do EA em Donostia Ricardo Burutaran e o membro da Executiva do EA Santi Merino.

Esta será a terceira ronda de consultas sobre a independência catalã, depois das realizadas nos dias 13 de Dezembro e 28 de Fevereiro.
As consultas de domingo irão representar um salto qualitativo importante neste processo, uma vez que poderão acorrer às urnas para expressar a sua opinião sobre a independência catalã 1 200 000 cidadãos de 200 municípios, alguns tão importantes como Girona, Manresa, Lleida ou Reus, que superam os 100 000 habitantes.
Na ronda anterior, a 28 de Fevereiro, houve consultas em 80 municípios, abrangendo 300 000 habitantes.

Bertran disse que todas as consultas se realizaram graças ao trabalho voluntário dos cidadãos e destacou o facto de, apesar da complexidade organizativa, se ter conseguido preparar consultas nas principais cidades catalãs.

O último passo desta fase será dado a 10 de Abril de 2011, dia em que a consulta sobre a independência catalã terá lugar em Barcelona, podendo participar 1 400 000 pessoas.
Para além disso, os promotores desta iniciativa estão a recolher centenas de milhares de assinaturas para apresentar uma iniciativa legislativa popular nas instituições catalãs de forma a que convoquem referendos oficiais de autodeterminação.

Bertran salientou a importância da solidariedade basca para com os Països Catalans «e vice-versa, porque estamos na mesma luta e temos o mesmo objectivo, o direito à autodeterminação».

Tasio Erkizia realçou, neste sentido, que a esquerda abertzale manteve tradicionalmente relações com o independentismo catalão.
«Durante 30 anos, a esquerda abertzale repetiu que para superar o conflito político que Euskal Herria sofre é necessário dar a palavra ao povo, e os referendos podem ser uma boa ferramenta, embora seja necessário um compromisso por parte de todos no sentido de respeitar a decisão do povo», salientou Erkizia, embora matizando que as experiências de uma nação não podem ser mimeticamente transferidas para outra.

Santi Merino manifestou a sua solidariedade e simpatia com o processo catalão, já que «somos dois povos que vêem violado o seu direito fundamental à autodeterminação» e referiu que o EA irá este domingo aos Països Catalans com a intenção de aprender e conhecer a experiência das consultas pela independência.
Fonte: Gara via lahaine.org