quarta-feira, 28 de abril de 2010

A DyJ não vai recorrer da sentença do «Egunkaria», e parece que a AVT também não


A Dignidad y Justicia confirmou na segunda-feira que não irá recorrer da absolvição decretada pela Audiência Nacional espanhola no caso Egunkaria, e tudo aponta para que a AVT faça o mesmo, de acordo com a informação avançada pelo diário El Mundo, também na segunda-feira. Caso isto se verifique, a sentença será considerada firme.

De acordo com o diário espanhol, o prazo para anunciar o recurso de cassação vencia no dia 26. Contudo, Iñaki Uria, um dos arguidos no caso, pedia «prudência», tendo em conta que a notificação da sentença absolutória foi recebida na sexta-feira passada e que o prazo para apresentar um possível recurso no Supremo Tribunal só começa a partir dessa data. «Seria uma boa notícia, mas, hoje em dia, até que o prazo termine de facto, não penso que possamos atirar foguetes», sublinhou Uria.

Em relação ao acto de agradecimento organizado pelos directivos do Egunkaria no domingo, o presidente do PNV, Iñigo Urkullu, criticou a ausência de Lakua e do PP e da UPyD. Em declarações publicadas no seu blog, manifesta também o seu «total desacordo» com as manifestações do lehendakari, a quem atirou que «não é verdade que o sistema judicial tenha funcionado bem».
Fonte: Gara