segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dezenas de milhares de pessoas juntam-se em Bermeo numa Ibilaldia que homenageou o mar


Dezenas de milhares de pessoas participaram ontem em Bermeo na XXXII edição da Festa das Ikastolas da Bizkaia, Ibilaldia, numa jornada caracterizada pela chuva miudinha e na qual, como não podia deixar de ser, se pôde saborear peixe em vários pontos do percurso de sete quilómetros, que seguia junto à linha da costa.

A 32.ª da Ibilaldia começou pouco depois das dez da manhã na ikastola Elizalde, onde três gerações ligadas a este centro educativo cortaram a fita. Nesta inauguração, tomou a palavra a conselheira da Educação, Isabel Celaá, que referiu que os centros de ensino em euskara «fazem parte do nervo que percorre o sistema educativo», enquanto o deputado-geral da Bizkaia, José Luis Bilbao, destacava a importância desta língua no território e o trabalho das ikastolas.

A organização da Ibilaldia, com a ajuda de 2000 voluntários, preparou dois trajectos, um mais curto e outro mais longo, pela zona costeira, pela zona urbana e pelos montes mais próximos do município, com o lema «Marigoran kikunbera» (Com a maré alta, atira-te de cabeça).

A festa das ikastolas biscainhas contou também com as actuações musicais de grupos como os Gatibu, Esne Beltza, Sei Urte, The Uski's, Betagarri e Anje Duhalde, entre outros. De igual forma, a organização instalou 17 txosnas em cinco zonas ou gunes onde se concentraram as actividades.

Ao todo, houve mais de meia centena de actuações musicais, espectáculos de magia, bertsolaris, bailes, herri kirolak [desportos tradicionais] ou espaços infantis, dentro de um programa previsto para durar até às 18h30.

Por seu lado, os departamentos da Cultura e do Turismo do Governo de Lakua, tendo em vista a comemoração do ano Xacobeo 2010, divulgaram o Caminho do Norte para Santiago entre os participantes na Ibilaldia, com uma encenação em jeito de teatro de rua por Bermeo, município jacobeu.

Além da conselheira Celaá, também estiveram presentes na Ibilaldia o presidente do BBB do PNV, Andoni Ortuzar, uma delegação do PSE-EE, liderada pelo responsável de Educação da Executiva, Vicente Reyes, o coordenador geral da Ezker Batua-Berdeak, Mikel Arana, o secretário territorial do EA na Bizkaia, Joseba Gezuraga, ou o parlamentar do Aralar Dani Maeztu, juntamente com outros responsáveis de diversos partidos e do mundo cultural e social.
Fonte: Gara