quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Esquerda Abertzale promove a articulação de um espaço de esquerda e «abertzale» em Nafarroa


Numa conferência de imprensa em Iruñea, Santi Kiroga e Fermin Irigoien, vereadores em Uharte e Berriozar, respectivamente, confirmaram que a esquerda abertzale iniciou uma ronda de contactos, ainda em aberto, com agentes sindicais, sociais e políticos.

Nos contactos que mantiveram, manifestaram a sua disposição para articular um espaço de esquerda e abertzale, iniciativa para a qual consideram existir actualmente «mais oportunidades».

Mencionaram, neste contexto, a resposta dos sindicatos bascos aos cortes sociais anunciados pelo Governo espanhol e a manifestação «histórica» em defesa do euskara de sábado passado, elementos que mostram a existência de uma maioria a favor da mudança.

Kiroga e Irigoien dirigiram-se às bases sociais do EA, Aralar, esquerda abertzale, aos sindicatos ELA, LAB, EHNE, ESK, STEE-EILAS e Hiru e a diversos agentes sociais de Nafarroa para lhes pedir honestidade, transparência e sentido de responsabilidade, de modo a colher «os frutos dos últimos trinta anos de luta dos sectores populares».
Fonte: Gara

Ver também: «A Esquerda Abertzale diz estar disposta a 'participar na articulação de um espaço de esquerda e abertzale em Nafarroa'», em nafarroan.com