quarta-feira, 19 de maio de 2010

Marcha solidária com os presos até Puerto de Santa María

A Etxerat organizou uma marcha que partirá de Nafarroa com destino a Cádis no 11 de Junho. Também criaram um blog onde se recolhe toda a informação sobre a iniciativa


Um relatório apresenta as principais características da política penitenciária dos Estados espanhol e francês

Entre os dias 11, 12 e 13 de Junho, uma marcha solidária com o Colectivo de Presos e Presas Políticas Bascas levará apoio até aos muros das prisões situadas em Puerto de Santa María - Puerto I, II e III -, em Cádis (Andaluzia). A iniciativa pretende abranger todas as comarcas de Nafarroa, e as inscrições já se encontram abertas nos locais habituais.
Blog para divulgar a iniciativa
Os organizadores da marcha criaram uma página de Internet para dar a conhecer a iniciativa, sendo também possível ir acompanhado as diferentes actividades que forem tendo lugar.
Fonte: apurtu.org

Em Pau, adiada por uma semana a decisão sobre os quatro jovens independentistas
O Tribunal de Pau examinou ontem o mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola contra os quatro jovens detidos no dia 6 de Maio em Ziburu e Hendaia (Lapurdi).
Na sessão de ontem, o advogado de defesa afirmou tratar-se de uma questão de cariz político, tendo solicitado a libertação dos quatro jovens, que foi recusada. Com efeito, Gaizka Likona, Olatz Izagirre, Karlos Renedo e Asier Coloma vão ter de aguardar na prisão de Seysses pela decisão do tribunal, que só será conhecida na terça-feira da semana que vem.
Na imagem, membros do movimento occitano Libertat concentram-se junto ao Tribunal de Pau em apoio aos quatro jovens.
Fonte: kazeta.info

O preso político Arkaitz Bellon foi espancado em Puerto III
Ficou-se a saber neste fim-de-semana que Arkaitz Bellón, «Pantxi», preso político natural de Elorrio (Bizkaia), foi espancado pelos carcereiros da prisão gaditana de Puerto III. O Arkaitz comunicou esta situação aos seus pais no sábado por telefone. É a terceira vez que é espancado na prisão.
Fonte: altzoan.com e askatu.org