domingo, 16 de maio de 2010

Manifestação em Donibane Lohizune pelo fim «da perseguição política aos jovens bascos»


Centenas de manifestantes, na sua maioria jovens, participaram ontem, em Donibane Lohizune (Lapurdi), na manifestação convocada pelos comités de solidariedade de Baiona, Kanbo e Beskoitze para denunciar a «política repressiva» de Paris, que tem aumentado as operações jurídico-policiais nos últimos anos. Insistiram na ideia de que, com a «desculpa dos ataques a interesses imobiliários», o Estado «persegue» a militância e as ideias. Deram as boas-vindas aos quatro jovens recentemente libertados - Xan Beyrie, Eneko Etxegarai, Ibai Agirrebarrena e Gilen Goiti - e exigiram a libertação dos que forma detidos em Março - Mattin Olzomendi e Peio Hirigoien.
A chuva que se fez sentir o longo da mobilização não demoveu os manifestantes, que fizeram ouvir palavras de ordem como «Euskal presoak etxera!» [Os presos bascos para casa!], «Presoak borrokan, gu ere bai» [Os presos em luta, nós também] ou «Mattin, Peio, herria zuekin» [Mattin, Peio, o povo está convosco], em alusão aos jovens encarcerados na operação de Março. Quando a marcha e as duas faixas, levadas por membros da Askatasuna e familiares de jovens vítimas da repressão, entraram numa rua mais central, a Gambetta, os lemas fizeram-se ouvir também em francês, de forma a que os transeuntes entendessem as razões do protesto. «Le Pays Basque n'est pas à vendre» [Euskal Herria não está à venda] ou «La répression n'est pas la solution» [A repressão não é a solução] foram os mais frequentes.
No final da marcha, houve um pequeno acto, a que se seguiu o «Eusko Gudariak».
Fonte: Gara

A Ertzaintza detém Iker Santamaría em Donostia
As agências Efe e Europa Press indicam que Iker Santamaría Alvarez foi detido pela Ertzaintza no bairro donostiarra de Larratxo, por ordem da Audiência Nacional espanhola, que o acusa de «colaboração com grupo armado».
Este jovem era procurado pelas forças policiais desde a operação de finais de Novembro contra jovens independentistas.
No âmbito do mesmo processo, no dia 6 de Maio, a Polícia francesa deteve Olatz Izagirre, Asier Coloma, Gaizka Likona e Karlos Renedo em Lapurdi. Os quatro foram encarcerados, encontrando-se à espera de uma decisão relativa ao mandado europeu emitido pelo tribunal de excepção espanhol contra eles.
Fonte: Gara

Ainhoa Landa foi detida e encarcerada, para cumprir a pena na totalidade
A donostiarra foi detida na sexta-feira à noite por polícias à paisana em Donostia, sendo depois levada para a prisão de Martutene.
Como havia um mandado de busca e detenção contra Landa, na semana passada a Ertzaintza e a Guarda Civil tentaram detê-la diversas vezes, em casa e no trabalho. Finalmente, detiveram-na na sexta-feira.
Fonte: askatu.org

Apoio aos prisioneiros em Ipar Euskal Herria - 21, 22 e 23 de Maio
Nos próximos dias, haverá diversas soirées de apoio aos presos políticos bascos em Ipar Euskal Herria. No dia 21 de Maio, haverá um Bertso Afaria de apoio a Mattin Olzomendi, Peio Hirigoyen e Jose Ramon Arano no bar Xuriatea, em Hazparne (Lapurdi). Com a participação dos bertsolaris Xumai Murua, Jexux Mari Irazu e Aitor Sarriegi. No dia 22 de Maio, haverá um almoço, na praça de Senpere (Lapurdi), em apoio a Txistor Haramboure, Jakes Esnal, Unai e Ion Parot, que se encontram na prisão há vinte anos. À noite haverá ainda um concerto. Para dia 23 de Maio, no Gaztetxe de Biarritz (Lapurdi), está previsto um almoço em solidariedade com Beñat San Sebastian e «todos os presos políticos bascos.»
Fonte: le journal du Pays Basque-EHko kazeta