domingo, 30 de maio de 2010

Marcha a Puerto: apelo à solidariedade com os presos de Puerto de Santa María

A Etxerat afirma que a defesa dos direitos dos presos é alheia a conjunturas políticas, mas agora «que se estão a abrir novos horizontes na política basca, uma gigantesca onda de solidariedade com o Colectivo tem de inundar as ruas de Euskal Herria»


A Etxerat encorajou os cidadãos navarros a participar na marcha que irá decorrer entre os dias 11, 12 e 13 de Junho e cujo objectivo será «transmitir a solidariedade às presas e aos presos políticos bascos».
Depois de lembrarem que os presos se encontram em luta desde 4 de Janeiro, denunciaram o grande número de pessoas encarceradas e as situações extremas que vivem, incidindo especialmente nas longas condenações e nas pessoas que se encontram doentes. Também criticaram as situações de isolamento e os entraves e obstáculos colocados aos familiares para realizar as visitas.
Símbolo da política penitenciária
No entender da Etxerat, as prisões de Puerto «são um verdadeiro ícone da política penitenciária» espanhola. «As suas condições de vida, a situação de isolamento a que se vêem submetidos os presos que ali estão encarcerados e os mil e um entraves que são colocados aos familiares que, depois de percorrerem mais de mil km, acorrem às visitas levou-nos a escolhê-la como destino desta marcha», explicaram. Fazendo referência ao momento político, apesar de afirmarem que a defesa dos direitos dos presos e das presas políticas «é alheia a conjunturas políticas, neste momento em que se estão a abrir novos horizontes na política basca, uma gigantesca onda de solidariedade com o Colectivo tem de inundar as ruas de Euskal Herria. E, neste caso, tem de chegar até os pies dos muros das prisões mais distantes, para levar todo o nosso calor e carinho a estas pessoas.»
Fonte: apurtu.org
O Gara informa também que os habitantes das comarcas de Hernanialdea e Oarso-Bidasoa organizaram uma outra marcha, neste caso à prisão de Herrera, para dia 5 de Junho, de forma a fazer chegar o seu apoio aos prisioneiros originários dessas zonas.

A CM de Elgoibar aprova uma moção pela liberdade de Otegi
O pleno da Câmara Municipal de Elgoibar (Gipuzkoa) aprovou na quinta-feira uma moção em que se pede a libertação de Arnaldo Otegi, que se encontra na prisão devido à sua actividade política. A moção foi apresentada pelo PNV na sequência de uma iniciativa da plataforma «Amigos de Arnaldo Otegi», que tinha solicitado a liberdade do natural de Elgoibar, depois de denunciar a situação que tanto ele como a sua família vivem.
Depois de um prolongado debate, a moção foi apoiada pelo EA e Aralar, enquanto PSE e PP votaram contra. O porta-voz municipal do PP, Francisco J. Núñez, manifestou o seu repúdio pela aprovação desta moção porque nela «nem sequer se avança a exigência de que a ETA deixe de assassinar, desapareça e assim permita a metade da sociedade basca poder viver em liberdade».
Solidariedade em Getxo
Por outro lado, a esquerda abertzale de Getxo apresentou no pleno municipal de sexta-feira várias propostas para expressar o apoio a solidariedade a onze jovens desta localidade e de Uribe Kosta que «vivem hoje sob a ameaça de ser detidos e torturados», após a operação massiva contra jovens independentistas realizada em Novembro.
Também pediram, no turno de perguntas, que o Município pedisse a desactivação das leis que possibilitam as ilegalizações de organizações sociais e políticas, mas a proposta nem sequer foi votada.
Fonte: Gara

Pelos presos e refugiados em Hendaia e Abadiño
No sábado, jogou-se a sétima edição do campeonato de Futebol 7 em Hendaia (Lapurdi). Como acontece todos os anos, esta iniciativa a favor dos presos e dos refugiados bascos juntou centenas de pessoas no estádio Ondarraitz, em Hendaia. As 42 equipas participantes vieram de toda Euskal Herria e, no total, cerca de 600 pessoas associaram-se ao evento, entre jogadores e espectadores. A equipa vencedora foi, mais uma vez, a Ondarroako Berritxu, tendo a equipa local Ez Gaude Denok ficado no segundo posto. Em terceiro, ficou a equipa de Etxarri Aranatz.
Ao meio-dia, prestaram uma homenagem comovente aos presos, com a ajuda de txalapartaris e dantzaris. Da parte da organização, agradeceram a presença de todos os que participaram no campeonato, salientando a importância deste tipo de iniciativas a favor dos presos. À noite, a festa prosseguiu no bar Kattu.
Askatu Rock em Abadiño
Em Abadiño (Bizkaia), no sábado também houve uma iniciativa bastante concorrida. A jornada solidária organizada pelo Movimento pró-Amnistia de Durangaldea teve um programa repleto de actividades.
Por outro lado, nas festas do bairro de Altamira, em Bilbo, a Ertzaintza começou a retirar cartazes afixados nos locais festivos logo de manhã. Dedicaram-se especialmente às fotos da presa do bairro Maite Juarros.
Em Iurreta (Bizkaia), 33 pessoas juntaram-se numa mobilização a favor dos presos.
Fonte: Gara