quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os presos políticos em Jaén iniciam uma greve de fome por tempo indefinido


Neste fim-de-semana, devido às tentativas de inspecção física humilhante aos familiares dos presos, perderam os seus encontros familiares e/ou íntimos Fernan Elejalde e Isidro Garalde (em Puerto I), Garikoitz Pascual (em Logroño), Asier Tapia e Gaizka Jareño (em Huelva), Iñaki Pujana (em Ocaña I), Jesús Mari López González (em Ocaña II) e Gorka Martinez Arkarazo (em Herrera).
Em Jaén, a situação repetiu-se com José Mari Sagardui, Gatza (à beira de atingir 30 anos de cadeia), Ibai Aginaga, Kepa Arronategi, Joseba Arregi e Asier Gacía. Para protestar contra esta situação, as presas e os presos políticos bascos que se encontram nesta prisão andaluza iniciaram uma greve de fome por tempo indefinido.
Há ainda a registar outras situações excepcionais e de luta em Curtis, Almeria, Soto del Real e Córdova.
Notícia detalhada: etxerat.info

O preso político iruindarra Joseba Fernández abandonou a greve de fome na semana passada
O preso iruindarra, detido em Março na sequência do tiroteio entre militantes da ETA e agentes da Polícia francesa, encontrava-se em greve de fome desde o dia 7 de Abril, como forma de protesto contra a situação de isolamento que padecia na prisão de Poitiers. Recentemente, foi transferido para esta prisão Mattin Olzomendi, preso político natural de Hazparne (Lapurdi), pelo que Joseba pôs fim ao seu protesto, que durou praticamente um mês.
Fonte: apurtu.org

Lain Blanko, detido na terça-feira, continua incomunicável
De acordo com o Movimento pró-Amnistia, o jovem Lain Blanko continua incomunicável em poder da Ertzaintza, não havendo indicações sobre a altura em que será levado à presença de um juiz. O movimento anti-repressivo lembrou ainda que, dos onze detidos pela Ertzaintza este ano, e submetidos a regime de incomunicação, todos denunciaram maus tratos.
O jovem, natural do bairro de Añorga (Donostia), foi detido pela Guarda Civil numa operação conjunta com a Ertzaintza em Ituren (Nafarroa) decretada por Grande-Marlaska, sendo acusado de ter participado na queima de um autocarro em Setembro de 2008.
Em protesto contra a detenção, estava marcada para ontem, às 20h, uma concentração no bairro de Añorga Txiki (Donostia).
Fonte: Gara