domingo, 23 de maio de 2010

Seis menores de idade, chamados a depor no processo do Jito Alai

São acusados de enaltecimento do terrorismo. Outros três jovens de Iruñerria viram o processo arquivado por falta de provas
No dia 28 de Maio vai-se realizar uma concentração na Mercaderes para denunciar o caso

O processo que está a decorrer na Audiência Nacional espanhola contra jovens acusados de terem cometido um crime de enaltecimento do terrorismo no frontão Jito Alai, em Iruñea, em Setembro de 2009, conhecerá um novo episódio com o depoimento de seis menores no próximo dia 28 de Maio. Os factos ocorreram no âmbito da comemoração do Gazte Eguna da Alde Zaharra [Dia da Juventude na Parte Velha]. Dezenas de polícias espanhóis e municipais de Iruñea cercaram o Jito Alai e detiveram cinco pessoas, que acusavam de terem colocado uma faixa com fotos de presos e presas jovens militantes das gazte asanbladas [assembleias juvenis]. Para além disso, mais de uma dezena de menores de idade foram identificados, encostados à parede e revistados. A própria Audiência Nacional reconheceu não existirem provas contra as três primeiras pessoas que foram depor a Madrid. No entanto, os menores de idade não se livram da deslocação a Madrid e da presença no tribunal de excepção.
Mostras de solidariedade
Se da outra vez, quando as três pessoas cujo processo foi arquivado por falta de provas tiveram de se deslocar a Madrid, houve uma concentração de apoio aos visados, desta vez também não faltará a solidariedade, havendo concentração marcada para o dia 28 deste mês, às 19h, na Rua Mercaderes, em Iruñea.
Fonte: apurtu.org