quarta-feira, 9 de junho de 2010

73 presos foram transferidos entre Maio e Junho


A Etxerat afirmou que entre Maio e a primeira semana de Junho dezenas de prisioneiros bascos foram transferidos. Em concreto, foram 73 os presos que mudaram de destino.
Em muitos casos foram ainda mais afastados de Euskal Herria; noutros, as transferências verificaram-se quando realizavam algum tipo de protesto, segundo referiram ontem representantes da Etxerat numa conferência de imprensa que deram em Iruñea.
Para a Etxerat, a mudança de prisão implica estar cerca de duas semanas sem ter notícia alguma dos familiares encarcerados, que o prisioneiro passe por várias prisões antes de chegar ao destino final, e que «todos os seus direitos sejam violados». A isso é preciso acrescentar as «péssimas» condições de viagem no furgão policial, e, «em muitos casos, à chegada, verificar que boa parte dos pertences foram roubados ou extraviados».
«São situações que violam os direitos humanos mais elementares de forma evidente. Põem em risco as vidas e o estado de saúde dos nossos familiares; algo que não podemos permitir, pelo que devemos alertar toda a sociedade basca», salientaram.
A Etxerat afirma que a política penitenciária é «um laboratório repressivo repleto de novas medidas, cujo objectivo é isolar por completo a presa e o preso políticos bascos de todo o seu meio social, afectivo, cultural e ideológico. Trata-se de uma chantagem permanente contra os presos e as presas, mas também contra os familiares, as amigas e os amigos».
Perante isto, reiteraram o seu compromisso em «bater a todas as portas que for preciso», tanto em Euskal Herria como em diferentes âmbitos internacionais, para que os direitos dos presos políticos bascos sejam respeitados e articular a capacidade de mobilização da sociedade.

Nesse sentido, fizeram um apelo à participação na marcha prevista para o próximo fim-de-semana de Nafarroa às prisões de Puerto.
Fonte: Gara

Fotos dos presos nas bermas das estradas de Ipar Euskal Herria
No fim-de-semana passado, cerca de 110 militantes participaram numa iniciativa que consistiu em colocar as fotos de 715 presos bascos nas estradas do País Basco Norte, entre Hendaia e Maule, para exigir o respeito pelos seus direitos. A culminar esta acção solidária, no próximo sábado, dia 12 de Junho, às 17h, haverá uma manifestação em Baiona, na Euskaldunen Plaza / Place des Basques. Presoak borrokan, gu ere bai!
Fonte: askatu.org

Pintadas e fotos em resposta ao ataque da semana passada em Orereta
Lembre-se que na semana passada agentes da Ertzaintza entraram em cinco estabelecimentos de Orereta (Gipuzkoa), sem apresentar qualquer ordem, levando desses locais as fotos dos presos políticos bascos, para além de terem ameaçado e identificado diversas pessoas. Elkartasuna ez da delitua!
Fonte: askatu.org

Solidariedade em Leitza


Concentração da última sexta-feira do mês em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, em Leitza (Nafarroa). Fonte: Apurtu Telebista