terça-feira, 15 de junho de 2010

O encontro entre a Askapena e os Euskal Herriaren Lagunak termina com êxito


Nos dias 4 e 5 de Junho teve lugar a reunião anual entre os 'Euskal Herriaren Lagunak' [Amigos do País Basco] e a Askapena. Participaram dezenas de pessoas dos diferentes comités de solidariedade com o Povo Basco, vindas de Itália, Irlanda, Dinamarca, Suíça, Suécia, Alemanha, Paris, Madrid e Argentina.

O lugar escolhido para o encontro foi Zarautz (Gipuzkoa), onde as diferentes delegações internacionais participaram em vários actos. Primeiro, na concentração de sábado a favor dos presos e presas políticos, junto a uma faixa em que se lia «Freedom for the Baque Country» e, mais tarde, na festa que os jovens independentistas organizaram e na qual intervieram dois companheiros de Itália e da Suíça em nome de todos os EHL ali presentes.

A avaliação deste encontro foi, uma vez mais, muito positiva. Em primeiro lugar, explicou-se de forma detalhada a situação política de Euskal Herria e a estratégia renovada da Esquerda Abertzale. Além disso, companheiras da Udalbitza reuniram-se com estas delegações para lhes dar a conhecer em primeira mão todo o processo de ilegalização de que a instituição nacional basca foi alvo.

Por outro lado, fez-se um balanço do trabalho realizado ao longo do ano político que agora termina. Finalmente e tendo em conta as necessidades de Euskal Herria neste preciso momento do seu processo de libertação, foram decididas as linhas de intervenção da solidariedade internacionalista com Euskal Herria para o novo ano.

A solidariedade internacionalista é uma peça-chave na libertação de Euskal Herria, e mais ainda nesta nova fase, na qual é imprescindível a internacionalização do conflito e é necessária uma resolução assente no reconhecimento dos direitos que assistem a Euskal Herria enquanto povo. Por isso são tão importantes os grupos dos EHL, porque dão a conhecer o Povo Basco como nação e como povo oprimido em luta. Deslegitimando e denunciando os estados espanhol e francês pelas suas políticas repressivas e exigindo às autoridades de cada local o seu envolvimento na resolução do conflito.

Gora Euskal Herriaren Lagunak!

Fonte: askapena.org