sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mais de 800 comissões de trabalhadores de diversos sectores apoiam a greve geral

A greve geral convocada para a próxima terça-feira pela maioria sindical basca está receber o apoio e a adesão de numerosas comissões de trabalhadores e de juntas de pessoal de todos os âmbitos geográficos e sectoriais, segundo indicaram os convocantes.

Comissões de trabalhadores de empresas como Mercedes Benz, CAF, Arcelor, Guardian ou Papresa, de municípios como o de Bilbo, Donostia e Gasteiz, secções sindicais do Osakidetza, Osasunbidea e da Administração Geral e Núcleo, bem como da Justiça, manifestaram o seu apoio à greve geral convocada pela maioria sindical contra a reforma laboral, aprovada na terça-feira com a abstenção do PNV, da UPN, do PP e da CiU.

A maioria sindical cifra em 848 os comissões e juntas de pessoal que até ao dia 22 de Junho tornaram pública a sua adesão. Referiram que, nas assembleias realizadas até essa data, em Araba tinham sido 102 os comités a apoiar a convocatória, 317 em Gipuzkoa, 332 na Bizkaia e 97 em Nafarroa.

«A poucos dias da greve geral, são crescentes os apoios que a convocatória está a receber em todos os âmbitos geográficos e sectoriais», indica num comunicado em que se refere que «inúmeras pequenas e médias empresas, com a sua adesão, também estão a contribuir para o êxito da greve geral de 29 de Junho».

A maioria sindical afirma que reitera o seu compromisso de defesa dos direitos da classe trabalhadora basca e de rejeição das reformas e das imposições.
Fonte: Gara
-