quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Tribunal de Pau decidiu extraditar a jovem independentista Olatz Izagirre


O Tribunal de Pau (Occitânia, França) decidiu extraditar a jovem independentista Olatz Izagirre na terça-feira. Numa sessão anterior, na terça-feira passada, o tribunal tinha solicitado mais informação relativa ao mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola. Nos próximos dias, Izagirre será levada para outra região.

Em relação ao mandado europeu contra o jovem independentista Ion Telleria, sobre o qual o tribunal também devia analisar na terça-feira, a decisão foi adiada por uma semana.

Os casos de Izagirre e Telleria estão relacionados com a operação da Polícia espanhola de Novembro passado contra a juventude independentista. Na altura, tentaram deter os dois, mas não os encontraram em casa. Izagirre foi detida no dia 6 de Maio em Ziburu, e Telleria na semana passada em Urruña. De acordo com o Movimento pró-Amnistia, ambos faziam «uma vida normal».

A Polícia Francesa também deteve no dia 6 de Maio, em Lapurdi, Carlos Renedo, Gaizka Likona e Asier Coloma, tendo o Tribunal de Pau aceitado a sua extradição no dia 25 desse mês.

Na operação policial de Novembro foram detidos 37 jovens, dos quais 33 foram encarcerados, por ordem do juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Grande Marlaska, acusados de pertencerem à organização juvenil ilegalizada Segi.
Fonte: Berria