terça-feira, 22 de junho de 2010

Berriozar: O julgamento dos três vereadores «abertzales» começa a 13 de Julho


Os três edis são acusados de enaltecimento do terrorismo por terem tocado o txistu e entregado flores num brinde pró-amnistia

Info via www.eguzkiplaza.net
O julgamento dos três vereadores que a esquerda abertzale tem em Berriozar irá começar no dia 13 de Julho, na Audiência Nacional de Madrid. Na recta final dos Sanfermines, irão enfrentar um pedido de ano e meio de prisão e 10 anos de inabilitação, com base no relatório elaborado pela Polícia Foral depois das festas de 2009 e ao qual a Procuradoria deu continuidade, tramitando uma acusação de «enaltecimento do terrorismo».
Os factos concretos que serão julgados estão relacionados com a exibição de uma bandeirola contra a dispersão, durante o txupinazo que anuncia as festas locais, e tocar o txistu num brinde onde se entregaram flores aos familiares dos presos da localidade.

Confrontada com este julgamento, a Esquerda Abertzale de Berriozar organizou uma série de actos. No sábado, dia 19 de Junho, dará uma conferência de imprensa para apresentar as actividades da semana seguinte. Os dias 21 e 22 serão os últimos em que haverá recolha de apoios contra o julgamento. Posteriormente, no dia 23 ou 24, haverá uma sessão de Câmara extraordinária para abordar este tema, e no dia 24 terá lugar um fechamento e um jejum, que terminarão no dia 25 com uma Manifestação - início às 8h30 - com o lema «Pelos direitos civis e políticos».

No dia do julgamento, haverá um autocarro à disposição daqueles que quiserem acompanhar os vereadores a Madrid. No final do julgamento haverá uma concentração em Berriozar para receber as pessoas que tiverem ido a Madrid e para ter notícias em primeira mão.
Fonte: apurtu.org