sábado, 19 de junho de 2010

Deputados suíços criam um grupo para dinamizar um processo de paz


Seguindo o exemplo do Friendship, parlamentares suíços criaram um grupo de apoio a um processo de paz em Euskal Herria e comprometeram-se numa declaração a dinamizar «um processo de resolução dialogado e negociado do conflito».

Declaração na íntegra (fr)

Na quarta-feira passada apresentou-se publicamente em Berna o denominado «Grupo Parlamentar de Amizade para um Processo de Paz no País Basco», tendo explicado numa declaração subscrita pelos promotores que o objectivo da criação deste grupo é o de «promover um processo de resolução dialogado e negociado para o conflito basco». Ao encontro assistiu como convidado o eurodeputado corso François Alfonsi, membro do Friendship, grupo de apoio a um processo de paz em Euskal Herria surgido no Parlamento Europeu.

Na declaração mostram-se convencidos de que a resolução do conflito político «se deve alcançar no respeito de todos os direitos individuais e colectivos de todos os cidadãos e cidadãs do país, seja sob administração francesa ou espanhola», e acreditam que o caminho para resolver o conflito passa por «um acordo político sem qualquer tipo de exclusão, que reúna todos os actores políticos, para assim chegar a um futuro de paz e de democracia».

Os deputados suíços aplaudiram os «importantes passos» que a esquerda abertzale deu e consideraram que a contribuição da comunidade internacional pode ser «um elemento decisivo para a resolução democrática do conflito basco». Por isso, seguiram o exemplo do Friendship e, «tendo em conta a tradição de neutralidade e de experiência» da Suíça, comprometem-se a empreender «qualquer iniciativa» que esteja ao seu «alcance para alcançar uma paz definitiva e duradoura» em Euskal Herria.

Representação internacional
Por outro lado, a esquerda abertzale e o Eusko Alkartasuna fizeram saber ontem, através de uma nota de imprensa, que uma ampla delegação internacional irá estar presente no acto político conjunto organizado para este domingo por ambas as formações no Palácio Euskalduna, em Bilbau.

Entre os assistentes estarão o Sinn Féin (Irlanda), N-VA (Flandres) - partido político que acaba de se impor nas últimas eleições -, FMLN (El Salvador) e FPLP (Palestina). Também virá uma representação do grupo parlamentar ALE do Parlamento Europeu, incluindo a sua vice-presidente; ERC, CUP e Endavant, da Catalunya; BNG, NOS-UP e FPG (Galiza); BIC (Aragão); Corriente Roja (Estado espanhol) e IZCA (Castela).
Fonte: Gara