domingo, 13 de junho de 2010

Esquerda «abertzale» e EA vão procurar «acordos amplos» para a mudança em Nafarroa

A esquerda abertzale e o EA reuniram-se na quinta-feira em Iruñea e tornaram público um comunicado conjunto no qual referem que apostam na mudança em Nafarroa e no conjunto de Euskal Herria e se comprometem a trabalhar para, com outros sectores, «confluir num movimento progressista, de esquerda, euskaldun e democrático, amplo e plural».

A sede do Eusko Alkartasuna em Iruñea foi o local em que Koldo Amezketa e Eva Aranguren se reuniram na quinta-feira com os representantes da esquerda abertzale Mariné Pueyo e Txelui Moreno. Um encontro que definiram como «ordinário» mas para o qual foram convocados fotógrafos e câmaras de televisão e no fim do qual ambas as formações emitiram um comunicado conjunto em que destacam que «a mudança política e social em Nafarroa é necessária e possível».

No texto ressalta-se a concordância da esquerda abertzale e do EA com as conclusões surgidas do fórum de debate organizado pelas iniciativas Hamaika Bil Gaitezen e Ezker Soberanista no dia 5 deste mês, entre as quais se destaca a necessidade de uma «estratégia conjunta» de «todo o espaço abertzale e de esquerda» de Nafarroa.

A esquerda abertzale e o Eusko Alkartasuna referem que na reunião puderam verificar as «suas trajectórias e culturas políticas diversas». Mas é precisamente «a partir do reconhecimento da divergência em diversas questões» que ambos concordam «em dar relevo às possibilidades para a normalização política e a pacificação de Euskal Herria que possam vir a existir, bem como na necessidade de impulsionar um novo modelo de convivência no âmbito social, político e económico para Navarra».

Ambas as formações afirmam que o país atravessa um momento de «carácter histórico», o que faz aumentar a responsabilidade de «todos os agentes sociais, sindicais e políticos que ao longo destes anos defenderam a necessidade de uma Nafarroa diferente».

Nestas circunstâncias, o EA e a esquerda abertzale afirmam que «os partidos políticos devem estar à altura das circunstâncias» para alcançar «acordos amplos e abragentes». Por isso, acreditam que está na hora de atribuir o protagonismo aos «cidadãos» e às pessoas de esquerda e independentistas, para «trabalhar conjuntamente em prol de uma mudança que é mais necessária que nunca».

Ver, na sequência:
«Única garantia» / «Debate sobre os conteúdos»

Necessidade de uma estratégia conjunta abertzale e de esquerda
Eusko Alkartasuna e esquerda abertzale mostraram a sua concordância relativamente às conclusões surgidas do fórum realizado no sábado, dia 5, na sequência do qual os organizadores, Hamaika Bil Gaitezen e Ezker Soberanista, destacaram ser «necessária a colaboração de todo o espaço abertzale e de esquerda» de Nafarroa. «Devemos ser capazes de articular uma estratégia conjunta deixando de parte a competição e enfatizando a cooperação», referiram.

No fórum participaram representantes políticos, sociais e sindicais do herrialde. Entre eles, estiveram Txelui Moreno e Xanti Kiroga (esquerda abertzale), Maiorga Ramírez e Koldo Amezketa (Eusko Alkartasuna), e Iñaki Aldekoa (Aralar). No que se refere às centrais sindicais, participaram membros do LAB, EHNE, STEE-EILAS e ESK, tendo estado também presentes representantes das ikastolas, do Kontseilua e da Sortzen-Ikasbatuaz. Incidiu-se em assuntos políticos mas também em questões relacionadas com a mudança social e económica.

Depois de terem organizado essas jornadas, ambas as iniciativas estão agora a empreender uma massiva recolha de assinaturas para subscrever o manifesto «Cambiando Nafarroa aldatzen». Nele, refere-se que «nestes últimos meses tem sido perceptível que algo de importante pode acontecer» e propõe-se um debate «que responda à esperança gerada» e que permita «construir uma nova etapa» para «abordar de maneira democrática as necessidades reais de Nafarroa».
A recolha de assinaturas em apoio a este manifesto faz-se através da página www.cambiandonafarroaaldatzen.net e directamente nas localidades e bairros.

Iñaki IRIONDO
Notícia completa: Gara

Ver também: «A esquerda abertzale reúne-se também com o Aralar em Nafarroa»
“Um dia depois da reunião realizada em Iruñea com a direcção do EA na qual se constatou o compromisso comum na mudança política e social no herrialde, a esquerda abertzale manteve um encontro com representantes do Aralar.”

«A esquerda abertzale e o EA vão realizar um acto conjunto no próximo domingo», de Iñaki IRIONDO
" A esquerda abertzale e o Eusko Alkartasuna vão realizar um acto político conjunto no próximo domingo em Bilbau. Segundo este diário, trata-se do primeiro fruto da relação bilateral estabelecida nos últimos tempos e pode ser o embrião de uma colaboração mais ampla."