quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Tribunal de Pau rejeitou o mandado europeu de detenção emitido contra Aurore Martin


De acordo com informações avançadas pela Kazeta.info, o Tribunal de Pau refutou a solicitação feita pela Audiência Nacional espanhola, impedindo, dessa forma, a extradição de Aurore Martin.

No parecer do juiz, os relatórios apresentados por Madrid não constituem um fundamento suficiente.
Para manifestar solidariedade a Martin, houve uma concentração em frente à subprefeitura de Baiona realizada por organismos políticos, sindicais e sociais. O membro do Batasuna Xabi Larralde lembrou os militantes que se encontram encarcerados ou que estão na mira dos tribunais pelo seu trabalho político, tendo feito um apelo à continuidade da mobilização para acabar com este tipo de procedimentos.
Sem novidades no caso de Izagirre
No que diz respeito à decisão sobre o mandado contra o jovem indepedentista Olatz Izagirre, que o tribunal também era para tomar ontem, ainda não há novidades.
Fonte: Gara e kazeta.info

Rejeitam o recurso de Zenon e a auto-inculpação da Alternatiba
O Tribunal de Instrução número 3 de Bilbo rejeitou o recurso interposto pela defesa do advogado Alfontso Zenon no processo que ali decorre contra ele após a queixa apresentada pelo conselheiro do Interior, Rodolfo Ares, por dar voz aos maus tratos denunciados pelos ondarroarras detidos no início do ano pela Ertzaintza.
Depois de negado provimento ao recurso, a juíza instrutora, decide prosseguir com o processo e notificar o acusado para 22 de Junho, para depor na qualidade de arguido.
A juíza também rejeitou a auto-inculpação de três representantes da Alternatiba que solicitaram a sua inclusão no processo por terem exigido o esclarecimento das acusações de tortura no caso Egunkaria.
Fonte: Gara