domingo, 20 de junho de 2010

Esquerda «abertzale» e EA assinam um acordo histórico para confrontar o Estado

Representantes do EA e da esquerda abertzale acabam de assinar um acordo no Palácio Euskalduna, em Bilbau, que definem como «estratégico e nacional». De acordo com ambas as forças, o objectivo é fomentar a criação do Estado basco através da confrontação com o Estado espanhol por vias «exclusivamente pacíficas, políticas e democráticas».

Bases do acordo / Akordioaren oinarriak

O pacto entre a esquerda abertzale e o Eusko Alkartasuna foi selado hoje ao meio-dia no Palácio Euskalduna, em Bilbau, perante cerca de 800 membros de ambas as formações. Também assistiu uma delegação internacional, tendo intervindo representantes do Sinn Féin, do FPLP palestiniano e dos flamengos do N-VA.

O acordo faz referência à possibilidade de uma participação eleitoral conjunta, mas representa, antes de mais, uma unidade de acção cujo fito é a superação do actual bloqueio e dinamização do caminho para a independência.

Depois de uma apresentação resumida do documento acordado, diversos representantes da esquerda abertzale e do EA subscreveram-no. Por parte da esquerda abertzale, assinaram o acordo Rufi Etxeberria, Jone Goirizelaia, Txelui Moreno, Idoia Aiastui, Karmele Aierbe e Iñaki Olalde. Por parte do EA, foram Pello Urizar, Ikerne Badiola, Mariano Alava, Santi Merino, Koldo Amezketa e Maider Karrere.

Muitas caras conhecidas e representantes de ambas as forças estiveram presentes no acto. Entre eles, Maiorga Ramírez, Sabin Intxaurraga, o escultor Nestor Basterretxea, Rafa Larreina e Unai Ziarreta. Também participaram históricos dirigentes da esquerda abertzale como Itziar Aizpurua e Tasio Erkizia. O ex-autarca de Arrasate Xabier Zubizarreta, Iñaki Antiguedad, Maite Aristegi, ex-presos e jovens independentistas também estiveram no Euskalduna.

O acordo foi recebido com palavras de ordem a favor da independência e gerou uma enorme expectativa entre os meios de comunicação. Estavam presentes 80 jornalistas de 35 órgãos diferentes e havia umas 30 câmaras. O acto foi transmitido via Internet, nas páginas do EA e da esquerda abertzale.
Fonte: Gara

Fotos: Lortu Arte
-
Ver também:
«Acordo independentista histórico entre a esquerda abertzale e EA», de Iñaki IRIONDO
"O Eusko Alkartasuna e a esquerda abertzale subscreveram ontem um acordo estratégico com o objectivo de lutar pela criação de um Estado basco. Perante centenas de militantes de ambas as formações e observadores internacionais, comprometeram-se a 'desenvolver uma estratégia baseada na confrontação cívica, pacífica e democrática' contra 'a imposição dos nacionalismos espanhol e francês e seus estados'. A aliança representa uma novidade na política basca."

«Objectivo: um Estado basco para assegurar o futuro social e económico de Euskal Herria», de Iñaki IRIONDO

«Encontro de dois ramos distintos do abertzalismo», de Iñaki IRIONDO

«Entender o que aconteceu hoje em Bilbo» [com vídeo], de Boltxe Kolektiboa