quarta-feira, 7 de setembro de 2011

500 notícias pelos direitos civis em Nafarroa

Vídeo com um resumo das notícias publicadas nos últimos meses


Esta é a entrada número 500 que publicamos na página ateakireri.com, pelo que decidimos aproveitar a ocasião para fazer um pequeno balanço.

A Ateak Ireki nasceu no dia 21 de Janeiro de 2010, quatro dias depois da operação policial contra o portal Apurtu.org, que se saldou com quatro detidos e uma pessoa encarcerada, Miguel Angel Llamas, Pitu, que, oito meses depois, ainda continua preso em Valdemoro.

Na sequência daquela operação policial, mais de 40 jornalistas navarros subscreveram um manifesto para denunciar aquele novo ataque à liberdade de expressão, e para pedir «um cenário em que se respeitem todos os direitos de todas as pessoas, sem ataques a meios de comunicação, sem qualquer tipo de coacção, um cenário em que todos e todas possamos opinar e trabalhar em liberdade». E também pedíamos um espaço para projectos como o do Apurtu.

Com o objectivo de preencher o vazio comunicativo deixado pela página encerrada, várias pessoas e colectivos signatários daquele manifesto decidiram criar o Ateak Ireki, um diário digital que abordasse a questão dos direitos civis em Nafarroa, e que trabalhasse por passar do actual cenário - ilegalizações, detenções, denúncias de tortura, dispersão penitenciária, cargas policiais, censura, discriminação, ausência de direito a decidir... - para um novo tempo em que sejam respeitados os direitos civis de todos os cidadãos navarros.
Notícia completa: ateakireki.com