sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Guarda Civil aos tiros no caminho natural de Lekunberri

Um homem de Lekunberri andava a passear tranquilamente ontem à tarde, na Plazaola natur bidea [via verde de Plazaola], quando deparou com agentes da Guarda Civil aos tiros. Eram cerca de 18h00, e os guardas civis disparavam contra algumas garrafas de plástico e gravavam o episódio com uma câmara de vídeo. Alguns deles estavam vestidos com unifome e outros à civil.
O homem perguntou-lhes se podia passar por ali, não fosse levar com um tiro. Deixaram-no passar, e depois começaram outra vez a disparar contra as garrafas.
Segundo o Berria apurou, o homem ligou posteriormente para o 112, e os serviços puseram-no em contacto com a Guarda Civil. Esta disse-lhe que os polícias estavam «a testar novas munições e armas» no caminho de Plazaola.
Fonte: Berria

Arkaitz Otazua e Iñaki Fernandez foram evocados na Alde Zaharra de Bilbo
Arkaitz Otazua morreu a 14 de Setembro de 2003, no alto de Herrera (Araba), na sequência de um tiroteio com a Ertzaintza. Iñaki Fernandez faleceu a 14 de Setembro de 2005, depois de regressar a Euskal Herria bastante doente.
Todos os anos, conterrâneos, amigos e familiares prestam-lhes uma homenagem singela. Anteontem, pelas 19h30, juntaram-se cerca de cem pessoas na Alde Zaharra de Bilbo.
Fonte: Bilbo Branka