quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Duas pessoas de Iruñerria serão julgadas a 5 de Outubro por causa da manifestação contra o TGV em Urbina

Irá decorrer na Audiência Provincial de Gasteiz, no dia 5 de Outubro, o julgamento relacionado com os factos ocorridos na manifestação nacional contra o TGV em Urbina no dia 17 de Janeiro de 2009. Os seis arguidos podem apanhar penas de prisão entre os 2 e os 4 anos. Dois deles são de Iruñerria [comarca de Pamplona].

Naquela mobilização participaram mais de 3000 pessoas de todas as idades, bem como um vasto espectro do movimento popular (membros de colectivos, pessoas eleitas, sindicatos, pessoas afectadas pelo TGV, pessoas solidárias vindas de outros países…).
A manifestação decorreu sem grandes problemas entre Urbina (Araba) e um tramo das obras contíguo a essa localidade, com o objectivo de protestar contra os estragos que a obra estava a causar. No final da manifestação, um grupo de pessoas entrou numa zona de obras contígua, para ali se sentarem em forma de protesto e denunciar a irracionalidade do projecto do TGV. Pouco tempo depois apareceram diversas patrulhas da Ertzaintza (com helicóptero incluído e apetrechadas com material anti-motim), que carregaram sobre os manifestantes, provocando múltiplos de feridos.
Em poucos minutos a Ertzaintza ocupou a localidade de Urbina, acossando, humilhando e espancando os opositores ao TGV. Fruto daquela actuação selvática, centenas de pessoas foram identificadas, várias dezenas ficaram feridas, oito foram detidas e oito foram parar ao hospital, uma das quais ficou internada.
Fonte: ateakireki.com