sábado, 17 de setembro de 2011

Agentes políticos, sociais e sindicais convocam manifestação de repúdio contra a sentença «Bateragune» para dia 24 em Bilbo

Esquerda abertzale, Aralar, EA e Alternatiba, os sindicatos LAB, STEE-EILAS, ESK, Hiru e EHNE, e diversos representantes sociais convocaram uma manifestação nacional para o próximo sábado em Bilbo com o lema «Não aos julgamentos, não às condenações, todos os direitos para todos e todas». Para dois dias antes, quinta-feira, dia 22, estão previstas concentrações nas quatro capitais de Hego Euskal Herria [País Basco Sul].



Representantes da esquerda abertzale, EA e Alternatiba – o Aralar não pôde estar presente porque se realiza o seu congresso –, LAB, STEE-EILAS, ESK, Hiru e EHNE, bem como de diversos agentes sociais – Lokarri, Esait, EHBE, EHE, Behatokia, Gazte Abertzaleak, IA, TAT, Bai Euskal Herriari – compareceram em Donostia para anunciar a convocatória de uma manifestação nacional para o próximo sábado em Bilbo, que terá como lema «Epaiketarik ez, zigorrik ez, eskubide guztiak guztiontzat/No más juicios, no más condenas, todos los derechos para todos y todas», com o objectivo de protestar contra a sentença da Audiência Nacional que condena Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Sonia Jacinto, Miren Zabaleta e Arkaitz Rodríguez a dez e oito anos de prisão. Os seus companheiros Mañel Serra, Txelui Moreno e Amaia Esnal, absolvidos no processo, fizeram questão de estar presentes na conferência de imprensa.

Haizea Solagurenbeaskoa e Josu Balmaseda, em nome de todos os convocantes, manifestaram em primeiro lugar o seu «mais profundo apoio» aos cinco condenados «única e exclusivamente por desenvolver um trabalho político», que foi «reconhecido por múltiplos representantes bascos e internacionais».

Para estes agentes políticos, sociais e sindicais, a sentença da Audiência Nacional constitui «um anacronismo no novo tempo político aberto em Euskal Herria» e situa-se «fora da realidade política e social».

«Trata-se de uma decisão totalmente oposta à vontade da maioria dos bascos, contrária ao que a nova fase política requer», salientam.

Consideram ainda que o facto de «líderes políticos como Arnaldo Otegi e Rafa Díez, que representam política e ideologicamente milhares de pessoas, e que tiveram um papel importante no processo democrático aberto», terem sido encarcerados, julgados e condenados representa, «para além de uma injustiça, uma condenação do próprio processo e de milhares e milhares de pessoas que se sentem representadas pela sua voz».

Solagurenbeaskoa e Balmaseda insistiram na ideia de que a sentença constitui «um gravíssimo ataque às normas e exigências democráticas mínimas», e que é «mais um obstáculo contra as oportunidades abertas à paz e a um processo de soluções».

Nesse sentido, entendem que é «um ataque directo à sociedade basca e à sua vontade maioritária de levar por diante uma nova etapa, que conduza Euskal Herria a um cenário de paz, democracia e liberdade» e que se deve desenvolver «em igualdade de condições para todos, sem qualquer tipo de exclusão ou repressão e baseada no respeito absoluto por todos os direitos humanos, civis e democráticos».

Manifestação no sábado e concentrações na quinta-feira
Por isso, consideram que «é hora de reforçar a determinação face a este tipo de ataques», de forma a «impedir que se continuem a violar os direitos fundamentais e se continue a colocar obstáculos ao desenvolvimento do processo em marcha».

Com esse fim, fizeram um apelo à participação na manifestação do próximo sábado em Bilbo, e também a secundar as concentrações que convocaram para dois dias antes, quinta-feira, 22, nas quatro capitais de Hego Euskal Herria. Em Donostia, o encontro está marcado para as 19h30 em frente à Câmara Municipal; em Iruñea, às 19h00 na Udaletxe plaza; em Gasteiz, às 20h00 na Virgem Branca, e em Bilbo às 19h30, em frente ao Arriaga.
A estas mobilizações há a juntar as que a maioria dos sindicatos convocou para esta segunda-feira, dia 19, ao meio-dia nas quatro capitais do Sul do território basco.
Fonte: Gara

«Una sentencia que genera enfado en la sociedad vasca, pero no desánimo ni abatimiento» (editorial do Gara)

«La sentencia no demuestra en ninguno de sus 144 folios la principal acusación», de Iñaki IRIONDO (Gara)

«Los delineantes del actual escenario político», de Iñaki IRIONDO (Gara)

«Todos los derechos para el pueblo vasco. ¡Basta de represión!», de FUNDACIÓN PAKITO ARRIARAN (lahaine.org)
Companheiros/as de Euskal Herria, contem com os companheiros/as revolucionários/as da Venezuela e com a nossa firme solidariedade

«En apoyo al Pueblo Trabajador Vasco, su Izquierda Abertzale y los condenados/as por la Audiencia Nacional», de NACIÓN ANDALUZA (kaosenlared.net)

«Una nueva sentencia de un tribunal de excepción español contra el pueblo vasco», de RED ROJA (boltxe.info)

Ver também:
«Bateragune auziko epaia salatzeko mobilizazioa, hilaren 24an, Bilbon» (kazeta.info)