sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Activistas contra o TGV protestam no Atlantic Logistic Forum, em Baiona

Quatro militantes anti-TGV, do Mugitu Mugimendua, protagonizaram uma acção de protesto quando da intervenção do director dos Transportes do Governo de Lakua, Mikel Díez, na jornada organizada em Baiona sobre o corredor atlântico da linha de alta velocidade.
Os militantes anti-TGV exibiram cartazes com o lema «TAV-AHTrik ez, desobeditu!!» e denunciaram a «operação de lobbying» a favor da linha Paris-Bordés-Madrid que está a ser promovida pelo Governo de Lakua, pelo Conselho da Aquitânia e pelas câmaras de comércio e indústria.
Com esta acção de protesto, quiseram também denunciar o «grande impacto ambiental, económico e social que representa a procura permanente de grandes infra-estruturas no nosso país».
Notícia completa: Gara

Vídeo: Lakua explica a delegados da UE e da Aquitânia que o «TGV enfrenta uma dificuldade social acrescida porque há municípios governados por "radicales"»

Fotos e mais informação (euskaraz) em kazeta.info

A AHT Gelditu! convoca mobilizações em defesa de seis activistas indiciados
A coordenadora contra o TGV AHT Gelditu! Elkarlana fez um apelo à mobilização no próximo dia 1 de Outubro, para exigir a paralisação do macro-projecto e expressar a solidariedade aos seis activistas que vão ser julgados no dia 5 de Outubro na Audiência Provincial de Gasteiz pelos factos ocorridos na manifestação de Urbina, a 17 de Janeiro de 2009. Para os seis arguidos são pedidas penas de prisão que variam entre os 2 e os 4 anos.
Nesse dia, 1 de Outubro, às 10h30 terá início uma marcha a pé desde Urbina – terra alavesa que será homenageada «pela sua resistência histórica contra o TGV» – com destino a Gasteiz. À chegada à capital de Araba, haverá então uma manifestação nacional, na Praça Bilbao, às 18h00, com o lema «Urbina berreskuratu, AHT Gelditu! Epaiketarik ez!».
Na conferência de imprensa que deu em Gasteiz, recordou-se que estas mobilizações se somam à campanha de declarações de culpa que a Elkarlana pôs em marcha em solidariedade com as pessoas processadas.
Salientaram ainda o facto de o actual contexto de crise económica ser apropriado à «reflexão» sobre os grandes macro-projectos.
Fonte: Gara

Ver também: «Concentração esta sexta-feira contra o julgamento dos opositores ao TGV detidos em Urbina» (ateakireki.com)