quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Concentrações de apoio aos jovens de Uribe Kosta que estão a ser julgados na AN espanhola

Na segunda-feira, dia do início do julgamento dos onze jovens de Algorta, Getxo e Berango, 160 pessoas juntaram-se na Telletxe plaza (Algorta) em solidariedade com eles. Ontem foram 170, numa concentração que tinha por lema «Gazte 1+Ez!» (Nem + 1 jovem!). Na sexta-feira, haverá uma manifestação, também em Algorta (Bizkaia).

Fotos: concentração de 19/09/2011 (ukberri.net) / concentração de 20/09/2011 (ukberri.net)

Notícia completa, com informações sobre a sessão de ontem: etengabe e etengabe

Cerca de cem pessoas apoioram os jovens que tem de comparecer na AN por se mostrarem solidários com os presos
Cerca de cem pessoas juntaram-se ontem em Santutxu para proclamar que a solidariedade com os presos não é um crime. Na parte da manhã, os dois jovens arguidos compareceram na Audiência Nacional, acusados de enaltecimento do terrorismo por expressarem a sua solidariedade com os presos nas festas do bairro bilbaíno. Por tal, podem apanhar até três de prisão.
Segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia de Santutxu, o primeiro arguido recusou-se a depor e o segundo foi convocado para quarta-feira, pois quando chegou a intimação do tribunal estava a passar uns dias fora.
Na base de mais esta ofensiva contra a solidariedade está a atitude da Ertzaintza no espaço das txosnas nas festas de Santutxu, em Julho de 2011. Apareceram no local em diversas viaturas, e assumiram uma «atitude agressiva» com os jovens que ali se encontravam, chegando mesmo a ameaçar alguns deles, segundo testemunharam algumas pessoas. Um jovem que estava a fazer um turno numa das txosnas «foi identificado e, para além de diversas fotografias, levaram uma pancarta da txosna, panfletos e autocolantes».
Notícia completa: Bilbo Branka