segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Leituras

«Recuerdos del futuro», de Iñaki EGAÑA (lahaine.org)
Arrependimento? Como nos conhecem mal!

«Una ciaboga perfecta», de Iñaki SOTO (Gara)
Faz hoje um ano, num dia de regatas como o de ontem, a ETA anunciou a sua decisão de «não levar a cabo acções armadas ofensivas». Alguns dos que então tentaram retirar credibilidade e potencial a esse passo teimam ainda hoje em negar a evidência, apesar de os acontecimentos deste ano lhes tirarem a razão. Os acordos estratégicos entre partidos e a Declaração de Gernika, a que posteriormente a ETA também responderia positivamente, são exemplos das forças libertadas neste processo

«Rubalcabamandering», de Julen ARZUAGA, do Observatório de Direitos Humanos (Gara)
Os acontecimentos políticos que se foram sucedendo ao longo do Verão, do anúncio das eleições antecipadas a nível do Estado espanhol até à recém-aprovada reforma da Constituição espanhola, são os pontos sobre os quais incide a reflexão de Arzuaga, que o conduz à convicção de que a unidade de acção abertzale é o instrumento mais eficaz face aos enredos do Estado (vide o apelo de Pérez Rubalcaba (Alfredo) a «ganhar nas urnas ao independentismo»).

«El precipicio español y el futuro de Euskal Herria», de Floren AOIZ (boltxe.info)
A verdade: o mais inteligente é afastarmo-nos do precipício espanhol e saltar para o caminho da independência. E quanto antes, melhor.