segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Egin Dezagun Bidea pede que o colectivo de presos políticos seja «um agente activo» no processo aberto em Euskal Herria

A iniciativa Egin Dezagun Bidea convoca para o dia 17 de Setembro uma manifestação nacional em Donostia, numa altura em que decorre a 59.ª edição do Zinemaldia, o que dará «maior relevo internacional» à sua reivindicação pelos direitos dos presos.

Os actores Ione Artola e Gotzon Sánchez leram um texto em que se denuncia a situação dos reclusos, num contexto em que Euskal Herria se está a viver «a abertura a uma nova etapa política».

Neste sentido, a Egin Dezagun Bidea pede que a actual política penitenciária «mude de forma radical, passando de critérios repressivos para uma clave de resolução», de forma que o «processo de paz e de soluções democráticas permita também o regresso a casa» dos presos políticos. Para tal, reclamam o fim da dispersão e pedem que os presos «possam participar sem constrangimentos no processo aberto em Euskal Herria».

Também pedem ao Governo espanhol e às instituições penitenciárias que parem de «colocar entraves» às reuniões entre representantes do Acordo de Gernika e representantes do colectivo de presos, bem como a derrogação da denominada «Doutrina Parot».

Depois de pedirem a partidos, sindicatos, agentes e instituições de todo o tipo que defendam «os direitos» dos presos, salientam a importância do momento e a necessidade de pôr fim à referida doutrina, que, se é «inaceitável do ponto de vista dos direitos humanos em qualquer conjuntura política, se afigura também como uma medida diametralmente oposta a um processo de construção da paz e de soluções democráticas».

Spot
A Egin Dezagun Bidea criou um blog para dar informação sobre esta mobilização, no qual, para além de um vídeo e de fotografias dos cartazes da manifestação - que incluem motivos e personagens cinematográficos como o Spiderman -, incluirá um spot protagonizado pelos actores bascos Asier Hormaza, Gotzon Sánchez, Ainara Unanue, Marisa Osas, Joxe Mari Agirretxe (Porrotx), Olatz Etxebarria, Belén Cruz e Ugaitz Alegria.
Nos próximos dias, estarão disponíveis novos vídeos de apoio para divulgar na Internet o apelo à mobilização.

Irailaren 17an, denok Donostiara!
No dia 17 de Setembro, todos a Donostia!
Fonte: ateakireki