segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os ex-presos Jon Agirre Agiriano e Gloria Rekarte assinam a adesão do EPPK ao Acordo de Gernika

Os ex-presos Jon Agirre Agiriano e Gloria Rekarte assinaram ontem, em representação do colectivo de presos e presas políticos bascos, a sua adesão ao Acordo de Gernika, no decorrer de um acto em que também se assinalou, na vila biscainha, o primeiro aniversário da proclamação do acordo.

Vídeo: Jon Agirre eta Gloria Rekartek Gernikako akordioa sinatu dute EPPK-ren izenean (Gara)
[Jon Agirre e Gloria Rekarte assinaram o Acordo de Gernika em nome do EPPK]

Mais de duas centenas de pessoas encheram por completo o Teatro Liceo de Gernika, o mesmo palco em que foi assinado há um ano o acordo que tem o nome da vila, para concretizar a adesão do colectivo de presos políticos bascos (EPPK).

O autarca da localidade, Jose Mari Gorroño, do Bildu, deu as boas-vindas aos representantes das dezenas de grupos políticos, sindicais, sociais e culturais que aderiram ao acordo ao longo deste ano. Como presidente da instituição depositária do texto original, o autarca levou o documento para que os representantes do EPPK o assinassem.

Subiram ao palco 27 ex-presos e ex-presas políticos e, em nome deles, Itziar Galardi leu um texto em que se manifesta a adesão ao acordo. «Não queremos agir "a favor" dos presos, mas "com" os presos. Vamos no mesmo comboio», disse em euskara.

Em seguida, Gloria Rekarte e Jon Agirre Agiriano, ex-presos que tiveram de suportar longas penas de prisão, assinaram o documento em nome do EPPK, acto que foi seguido por uma intensa sessão de aplausos dos presentes.

Após a assinatura, representantes dos grupos signatários do Acordo de Gernika disseram explicaram que vão dar continuidade ao seu trabalho de procura de novas adesões e sublinharam três objectivos imediatos: melhorar as condições e conseguir o respeito dos direitos dos presos políticos bascos, a legalização de todas as opções políticas e a desactivação de todo o tipo de agressões, entre as quais figuram os julgamentos políticos, a perseguição, o acosso nas prisões, etc.

Para além disso, disseram que os signatários do Acordo de Gernika convocam uma manifestação nacional em Bilbo para o próximo dia 22 de Outubro com o lema «Euskal Herriak konponbidea nahi du» [Euskal Herria quer a solução].
Fonte: Gara