sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Tribunal de Paris analisou o pedido de extradição emitido contra Joseba Aranibar

O mandado europeu emitido pelo Estado espanhol contra Joseba Aranibar Almandoz foi examinado na quarta-feira em Paris. Em comunicado, a Askatasuna lembra que «este mandado se baseia inteiramente nas declarações feitas sob tortura por Igor Portu e Mattin Sarasola». O advogado e o procurador solicitaram que o pedido de extradição seja examinado tendo em conta a decisão de última instância no processo dos guardas civis condenados por terem torturado M. Sarasola e I. Portu. O tribunal tomará uma decisão a 5 Outubro.

Ainda segundo a Askatasuna, Joseba Aranibar Almandoz, «apesar de todos os obstáculos colocados pelo juiz, que dizia que aquele não era o local para transmitir mensagens políticas, conseguiu ler na íntegra o texto que tinha preparado», do qual se apresentam alguns excertos: «O mandado europeu é um procedimento bem conhecido no País Basco. Procedimento ultra-rápido mas sobretudo bastante cómodo para o Estado francês, que assim se demite [das suas responsabilidades] e continua a negar o seu envolvimento no conflito político basco. [...] Se derem luz verde a este mandado europeu, estarão a passar uma mensagem clara de apoio à prática da tortura». / L.B.
Notícia completa: lejpb

Jone Goirizelaia sobre o julgamento dos onze jovens de Uribe Kosta
Jone Goirizelaia na Infozazpi Irratia
A advogada comenta o julgamento dos onze jovens de Uribe Kosta (região da Biscaia), que decorreu esta semana na AN espanhola, a sentença do chamado «caso Bateragune», a possível legalização do Sortu e ainda as notícias relacionadas com o despejo do Kukutza. (Info7 Irratia)

A Audiência Nacional adia o julgamento previsto contra onze jovens independentistas de Iruñerria
A Audiência Nacional espanhola adiou o julgamento previsto para os dias 4, 5, 6, 17, 18 e 19 de Outubro de onze jovens de Iruñerria acusados de ser membros da Segi, aguardando pela tramitação de um mandado europeu contra Ibai Azkona, um dos imputados.
Ibai Azkona foi entregue pelo Estado francês ao espanhol por causa de um outro processo, pelo que o Estado espanhol terá de emitir agora um novo mandado europeu relacionado com este julgamento, que não poderá decorrer até que o mandado esteja resolvido.
Notícia completa: ateakireki.com