terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Governo de Nafarroa suspende o festival de cinema documental Punto de Vista

O Governo de Nafarroa suspende a que era para ser a oitava edição do festival, que ia decorrer em Fevereiro de 2012, alegando política de austeridade.

O director artístico do certame, Josetxo Cerdán, enviou ontem uma carta aberta à presidente do Governo de Iruñea, Yolanda Barcina, na qual lhe comunica o seu mal-estar perante o cancelamento do que devia ser a oitava edição do festival internacional de cinema documental Punto de Vista [Nafarroako Zinema Dokumentaleko Nazioarteko Jaialdia], que era para decorrer entre 21 e 26 de Fevereiro de 2012.
Na missiva, Cerdán salientou o trabalho realizado por diversas pessoas «ao longo de quatro meses – tempo que de trabalho da organização do certame –, para além de outras despesas de programação e produção do festival que agora são um investimento desperdiçado».
O director artístico do festival salientou também o trabalho realizado para conseguir concretizar um festival de qualidade sem o tornar «elitista». «Como é que se pode considerar elitista uma actividade cultural que tem um preço de 3 euros?».
Notícia completa: Gara

«El festival no puede desaparecer con una nota», Josetxo CERDÁN entrevistado por Maider IANTZI (Gara)

«O festival Punto de Vista recebe apoios na Internet para evitar a suspensão» (Gara)

«O Governo UPN-PSOE fulmina o Punto de Vista, festival documental navarro de longo alcance» (kaosenlared.net)

O filme 48, de Susana de Sousa Dias, foi premiado na sétima edição deste festival.
«O júri da sétima edição premiou o trabalho de Susana de Sousa Dias pelo "pelo seu uso evocativo e dialéctico das fotografias e das vozes dos prisioneiros políticos para sacudir o passado criminal e trágico" de Portugal, numa época complicada, o Estado Novo.» (Público)