sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

900 familiares de presos enfrentam as estradas num fim-de-semana de temporal

A associação Etxerat deu uma conferência de imprensa em Gasteiz, hoje de manhã, para denunciar a política de dispersão. Num fim-de-semana em que há mais neve e gelo nas estradas, é maior o risco de acidentes para os familiares e amigos dos presos. Trata-se de uma questão política e de vingança, afirmou a associação, que revelou ainda a agressão ao preso donostiarra Iñaki Imaz na cadeia de Estremera e lembrou a morte de Arkaitz Bellón, ocorrida há um ano.

A conferência de imprensa realizou-se numa gasolineira, para assim deixar mais claro o «castigo» a que os familiares dos presos políticos bascos são submetidos aos fins-de-semana. Apesar do mau tempo - a previsão é de frio, neve, gelo e chuva -, este não é excepção, com os familiares novamente na estrada, muitos deles «obrigados» a viajar milhares de quilómetros para visitarem os que lhes são próximos. A Etxerat revelou que, entre hoje e domingo, 900 familiares e amigos dos presos andarão pelas estradas dos estados espanhol e francês. Toda esta situação resulta da «vingança» e de uma «decisão política», sublinhou a associação.

A Etxerat revelou que existem actualmente 461 presos políticos bascos e que só quatro estão em cadeias de Euskal Herria. 76% dos presos encontram-se em cadeias localizadas a distâncias que variam entre os 500 e 1100 quilómetros do seu país. Como consequência desta política de dispersão, implementada há 26 anos, 16 pessoas perderam a vida; o ano passado registaram-se dez acidentes. Perante este cenário, a associação exige uma resposta aos partidos políticos.

A Etxerat pediu aos familiares dos presos que comuniquem todas as incidências deste fim-de-semana e, para isso, criou dois endereços electrónicos: asistentziaesp@etxerat.eus e asistentziafr@etxerat.eus. Por outro lado, pediu às pessoas que denunciem a política de dispersão usando também os hashtags #DispertsioaSTOP e #BSQsHumanRights.

Recordação a Arkaitz Bellón
Antes de terminar a conferência de imprensa, a Etxerat lembrou que ontem passou um ano sobre a morte do preso político basco Arkaitz Bellón, na cadeia de Puerto I. «Arkaitz, que faleceu a mil quilómetros de casa, foi mais uma vítima desta política prisional»; tal como a associação denunciou na devida altura, «foi espancado por diversas vezes em várias cadeias». A Etxerat fez ainda saber que o preso donostiarra Iñaki Imaz foi agredido por um preso comum na cadeia de Estremera, quando ia para o pátio. Teve de ser suturado com vários pontos. / Ver: Berria e etxerat.info 1 e 2

Leitura: 
«Usted sí que está como una chota, Sr. Castro», de Gotzon IPARRAGIRRE BURGOA (lahaine.org)
Usted sabe perfectamente que nuestro hermano padece una enfermedad grave, crónica, incurable y degenerativa. Lo sabe porque así lo corroboran todos los informes médicos que obran en su poder, y así lo reconoce ud. mismo en el auto firmado de su puño y letra y que, sin embargo, decide mantenerlo en prisión.