segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ernai e LAB mobilizam-se contra a precariedade dos jovens em Bilbo

No sábado à tarde, 21, o sindicato LAB e a organização juvenil Ernai levaram a cabo uma acção informativa sobre condições de trabalho dignas frente ao Burger King da Praça Circular, em Bilbo - «um dos locais onde é patente a exploração dos jovens».

A iniciativa de sábado insere-se num ciclo de mobilizações conjuntas que o sindicato e a organização juvenil iniciaram, dia 10, em Donostia, e que teve sequência em Gasteiz e Iruñea, com o objectivo de denunciar a «exploração laboral» a que os jovens são sujeitos, exigir melhores condições de trabalho e divulgar o «Guia de Direitos Laborais para os Jovens», elaborado por ambas as organizações como resposta à precariedade e ao desemprego que afectam grande parte da juventude basca.

Para além de reivindicar melhores condições de trabalho e informar os jovens sobre os seus direitos, estas mobilizações vincaram, desde o início, a necessidade da «organização e da luta» contra o «sistema capitalista, que só quer mão-de-obra barata». / Ver: uriola.eus e aseh / Vídeo: Herrikolore