quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O LAB denuncia ataques à liberdade sindical em vários hospitais

Numa altura em que está a decorrer a «Semana da Qualidade dos Serviços Públicos» no sector da saúde da Comunidade Autónoma Basca, a administração do Hospital Gurutzeta/Cruces deu ordens à empresa de limpeza que ali opera para que retire todos os cartazes afixados pelos sindicatos do Osakidetza, afirma o LAB numa nota de imprensa.

Esses cartazes, em que o conselheiro da Saúde, Jon Darpón, aparece figurado junto à inscrição «Korrika berak egin dezala» [Ele que corra], têm estado a ser retirados de mais centros hospitalares - «no Hospital de Galdakao-Usansolo os cartazes até estão ser retirados dos nossos próprios placards», refere o sindicato, que qualifica a «atitude como um claro ataque à liberdade de expressão e sindical».

O LAB exige explicações públicas ao director-geral do Osakidetza e sugere àqueles «que dedicam tanto esforço a calar a nossa voz que apresentem uma proposta de negociação na reunião sectorial desta quarta-feira e solucionem os graves problemas dos centros hospitalares: sem ir mais longe, o colapso das urgências no Hospital de Basurto». / Ver: Herrikolore [Entretanto, a reunião já se realizou, mas sem acordo e com as partes muito apartadas. Foram anunciadas mobilizações para 5 e 12 de Março e 18 de Abril; greve geral para 29 e 30 de Abril. (Berria)]

Ver também: «EDE Taldea, condenada por violar gravemente a liberdade sindical» (CNT via lahaine.org)