sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

António Santos: «As 50 sombras de Guedes»

Eis quando não vem Marques Guedes, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, que acha que «a Constituição é um museu vivo», para morder a mão do próprio dono. Visivelmente irritado, Guedes tratou de taxar as declarações de Juncker de «bastante infelizes», já que «a dignidade de Portugal nunca foi beliscada». Ou seja, Guedes gostou e ainda queria mais. Das duas uma, ou Guedes gosta de sofrer e o aumento dos níveis de pobreza em 49% não foram suficientes ou Guedes gosta de fazer sofrer e, dependesse dele, os trabalhadores ainda apanhavam mais. (manifesto74)

«Cuba/EUA: que mudanças?», de Rémy HERRERA (resistir.info)
Aquelas e aqueles que mais uma vez imaginavam a revolução cubana derrotada deverão ainda esperar; e reflectir no facto de que o mundo está em vias de mudar, muito profundamente. E talvez também na ideia de que a actual hegemonia estado-unidense, financiarizada e militarizada, não é ela própria todo poderosa, nem eterna...

«Acotaciones sobre el golpe frustrado en Venezuela», de Atilio BORÓN (lahaine.org)
Cabría preguntarse por las razones de esta desorbitada reacción del imperio, evidenciada no sólo en el caso de la República Bolivariana sino también en Ucrania. La respuesta la hemos dado hace tiempo: los imperios se tornan más violentos y brutales en su fase de decadencia y descomposición.