quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Jorge Olaiz volta para a prisão, depois de ter cumprido 13 anos de pena

A AN espanhola deu ordem de prisão ao iruindarra Jorge Olaiz, na sequência do pedido efectuado pelo Ministério Público e a extrema-direita, que o envolvem num processo investigado e arquivado em 2002. Olaiz cumpriu 13 anos de pena e foi libertado em Maio do ano passado; desde então, foi lançada uma intensa campanha para o fazer regressar à cadeia.

Em 2002, a Polícia não encontrou provas de que Olaiz tivesse participado numa tentativa de atentado contra um vereador da UPN em Iruñea e o caso foi arquivado. Um outro militante foi acusado e condenado. Jorge Olaiz cumpriu 13 anos de pena no âmbito de um outro processo.

Após a sua libertação, alguns meios de comunicação e o próprio ex-vereador da UPN lançaram uma forte campanha contra o ex-preso, chegando o último a afirmar que, custasse o que custasse, Olaiz havia de voltar para a prisão. Agora, 14 anos depois dos factos, apareceu, com muita arte e magia, uma nova testemunha, anónima e protegida, que se lembrou que, afinal, Olaiz acompanhava o outro militante.

O Sortu afirmou que se está perante «uma montagem policial» com claro teor de vingança. Ao final da tarde, realizou-se uma concentração e uma manifestação de protesto, a cuja realização a Polícia colocou obstáculos, antes de poder chegar à sede do PP na capital navarra. / Ver: ahotsa.info [com vídeo]