sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Protesto contra a dispersão de Amezaga e demais presos de Busturialdea

Numa conferência de imprensa que ontem teve lugar em Gernika (Bizkaia), uma plataforma de apoio aos presos políticos bascos voltou a denunciar a dispersão, depois de, esta semana, Jone Amezaga Arriaga, presa natural de Errigoiti, ter sido transferida para Ávila, a 446 quilómetros de casa. «Num momento em que a maioria da sociedade basca exige o fim da política de dispersão, mais uma vez o Governo espanhol age em sentido oposto», afirmaram.

Jone Amezaga encontrava-se, desde a sua detenção, na cadeia de Zaballa (em Euskal Herria), e o seu afastamento é entendido como «um castigo extra para os seus amigos e familiares». Na conferência de imprensa lembrou-se que os demais presos políticos da comarca de Busturialdea se encontram encarcerados a centenas de quilómetros - de tal forma que os seus familiares e amigos têm de percorrer 13 mil quilómetros, todas as semanas, para os visitar.

Dispersão dos presos de Busturialdea (Bizkaia)
Arnaltz Gisasola: a 485 quilómetros de casa; Eider Uruburu: a 930 quilómetros; Eneko Goieaskoetxea: a 428 quilómetros; Ibon Goieaskoetxea: a 900 quilómetros; Iñaki Dominguez: a 745 quilómetros; Jabi Abaunza: a 790 quilómetros; Oier Goitia: a 802 quilómetros; Kepa Arronategi: a 900 quilómetros. / Ver: Busturialdea Hitza

ETXERAT NO PARLAMENTO EUROPEU EM MARÇO
A Etxerat, associação de familiares e amigos de presos políticos bascos, fez saber hoje que uma delegação sua irá visitar o Parlamento Europeu em Março. Nos encontros que irá manter com organismos europeus e partidos políticos, a delegação dará conhecimento da violação sistemática dos direitos humanos dos presos políticos bascos. (Ver: kazeta.info)