sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Cumprir a pena em Alkatakraz, para dar a volta à prisão domiciliária

Seis dias de «localização permanente» e uma multa de 624 euros - a pena a que foram condenados, pela Audiência de Iruñea, três activistas que, em Maio do ano passado, fizeram pintadas a anunciar o 20.º aniversário da ocupação do Gaztetxe Euskal Jai. Os condenados decidiram «dar a volta» à sentença, aproveitando-se dela para, com muito humor, pôr em evidência a repressão e levar a cabo uma série de actividades.

Os três condenados estão a cumprir o castigo num local público: o café-livraria Katakrak, em Iruñea, agora transformado na «prisão de Alkatakraz» e onde têm estado a decorrer jornadas sobre ocupação e desobediência, de auto-defesa jurídica, com vídeos, conferências, teatro, etc.

Em declarações ao La Haine, um dos condenados disse que se trata de dar visibilidade a todos os casos de repressão que estão a ocorrer em Nafarroa. «Querem-nos em casa e caladinhos, e nós respondemos ao despropósito judicial cumprindo a detenção de forma pública, usando o humor como arma contra a repressão judicial sobre os movimentos sociais», disse. / Mais informação: lahaine.org

«Alkatakraz, a grande fuga» [ahotsa]Depois da «fuga», os condenados falam sobre o processo judicial e a forma como decidiram cumprir a sentença. (Ver: ahotsa.info)