segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Jovens de Araba manifestaram-se contra a criminalização da luta

Centenas de jovens manifestaram-se este sábado, 21, pelas ruas da capital alavesa em protesto contra a criminalização da luta e para fazer frente à repressão da chamada «Ley Mordaza».

Tendo em conta o lema da iniciativa, a grande maioria dos jovens participou encapuzada na mobilização, bem seguida de perto por um amplo dispositivo policial. Não se registaram confrontos, mas, a dada altura, um dos jovens foi identificado por gravar a Polícia e estar encapuzado. Outros jovens que estavam a gravar a mobilização viram o seu trabalho dificultado pelos agentes da ordem, que já parecem saber de cor a Lei da Mordaça.

No final, a dinâmica Arabako gazteak altxa! sublinhou a importância da luta e, nesse sentido, convocou para o próximo dia 3 um «Borroka Eguna» em todo o território alavês, em que se irá recordar e homenagear os protestos dos trabalhadores de 3 de Março de 1976. Entretanto, para dar continuidade a esta dinâmica, dia 26, às 19h00, haverá uma assembleia aberta no Gaztetxe de Gasteiz. / Ver: GazteIraultza e topatu.info [com fotos nos dois sites]