sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Oito detidos no Estado espanhol por lutarem contra o imperialismo e o fascismo no Donbass

Esta manhã, a Polícia espanhola deteve oito brigadistas internacionais que combateram ao lado das forças antifascistas no Donbass. Segundo informou a imprensa burguesa, os detidos, que têm entre 20 e 30 anos e pertencem a diversas forças comunistas, são acusados dos crimes de assassinato, posse de armas e explosivos e actos que atentam contra os interesses de Espanha.

As detenções foram efectuadas no âmbito de uma operação antiterrorista decretada pela Audiência Nacional espanhola, que se acelerou após o regresso de três dos solidários nas últimas semanas e que foi levada a cabo às 6h00 desta sexta-feira de forma coordenada pelo menos em seis localidades [de acordo com o naiz e o Berria, em Euskal Herria, na Catalunha e em Espanha (Astúrias, Extremadura, Madrid e Múrcia)].

Todos foram identificados graças a fotografias e vídeos publicados em redes sociais, e, de acordo com fontes policiais, um deles esteve na frente de combate. Ademais, a Polícia espanhola mantém sob vigilância várias pessoas que, afirma, estariam prontas para viajar para o Leste da Ucrânia nos próximos dias.

Esta operação, que continua aberta, é semelhante às que estão a ser desenvolvidas noutros países europeus com o objectivo de desmobilizar os combatentes voluntários das brigadas internacionais e acabar assim com a solidariedade antifascista com a resistência no Donbass.

Os Comités de Solidariedade com a Ucrânia Antifascista do Estado espanhol apelam à solidariedade com os detidos e exigem a sua imediata libertação sem acusações, enquanto aguardam por mais informação sobre a situação dos companheiros. / Notícia com base no Diário Liberdade / Ver também: Sanduzelai_Leningrado e boltxe.info

Ler: «Comunicado do Comité de Solidariedade Euskal Herria-Donbass sobre as detenções de voluntários internacionalistas do Estado espanhol» [eus/cas/ing] (EH-Donbass)