sábado, 21 de fevereiro de 2015

Centenas exigiram a liberdade de Jorge Olaiz em Iruñea

Cerca de 500 pessoas participaram ontem, 20, numa manifestação pelas ruas da Alde Zaharra [Parte Velha] de Iruñea para «denunciar com firmeza» o encarceramento do ex-preso do bairro Jorge Olaiz, Montxito, e exigir a sua liberdade.

Olaiz passou 13 anos na cadeia e foi libertado em Maio do ano passado. No dia 12 deste mês, um juiz do tribunal de excepção espanhol mandou-o novamente para a prisão, no âmbito de um processo judicial aberto em 2001, arquivado no ano seguinte por falta de provas e reaberto em 2014 com base no depoimento de uma testemunha anónima e protegida, que teve um acesso de «lembrança» com a libertação do militante basco.

Para os manifestantes, que percorreram diversas ruas do bairro até à Praça do Município, ainda é difícil encontrar termos que «qualifiquem» tudo isto. Alguns usaram palavras como «vingança», «crueldade», «injustiça» ou «desumanidade». Num comunicado lido no final da mobilização, afirmou-se que este caso evidencia a «fome de vingança e a verdadeira natureza do Estado espanhol» e que se configura como «um ataque à resolução do conflito», para «dificultar a mudança política em Nafarroa e Euskal Herria».

Jorge Olaiz askatu! [ahotsa] Ver: ahotsa.info