segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Ataques ao euskara serão denunciados na manifestação de 28

O Kontseilua* e a UEMA* convocaram uma manifestação para dia 28 deste mês em Donostia. Com o lema «Oztopoen gainetik euskaraz biziko gara!», ambas as instituições querem denunciar os ataques recentes à língua basca por parte dos representantes dos estados espanhol e francês, pedir-lhes que deixem de se intrometer nas políticas linguísticas de Euskal Herria e aplaudir a determinação de quem lhes faz frente.

As ingerências não são coisa de agora, mas nos últimos tempos ficou claro que os estados estão a levar as políticas linguísticas de Euskal Herria para os tribunais, num esforço para diminuir o euskara - sublinham o Kontseilua e a UEMA.

Patrick Dallennes, representante do Governo francês no País Basco Norte, não se tem cansado de defender a «sua» língua e de investir contra o basco; um exemplo: denunciar em tribunal a declaração do basco como língua oficial em Uztaritze, tomada em sessão de Câmara por esmagadora maioria. Já o Governo de Nafarroa meteu o dedo no plano de euskara do município de Baztan - pequena amostra do «recentemente», pois a UPN possui amplo historial na matéria; exemplo: procurar fomentar a aprendizagem do inglês em detrimento do basco e depois ir dizê-lo, de peito cheio, nas TV de Madrid.

O «vice-rei de Euskadi», Urkixo, é, de todos, o mais incansável na luta anti-euskara: apresentou requerimentos ou interpôs recursos contra mais de 40 membros da UEMA por questões relacionadas com critérios linguísticos, planos para a utilização da língua ou a escrita de actas municipais. E os municípios da UEMA, onde mais de 70% dos habitantes sabem euskara, não foram os únicos visados pelo Governo espanhol. / Ver: argia e kazeta.info

*Kontseilua: Conselho dos Organismos Sociais da Língua Basca / *UEMA: Mancomunidade de Municípios Euskaldunes