quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Jovens de Araba apelam à mobilização pelos direitos e contra a «Lei Mordaça»

Numa conferência de imprensa que teve lugar em Amurrio (Araba), dezenas de jovens fizeram um apelo à mobilização contra a chamada Lei de Segurança dos Cidadãos, com a qual, disseram, é «claro que o Governo do PP quer normalizar um estado de excepção». E sublinharam: «Querem roubar aos jovens o direito à mobilização, quando a maior parte se encontra desempregada ou enfrenta situações de precariedade». No dia 21, haverá uma manifestação em Gasteiz; parte às 19h00 da Bilbo plaza.

Os jovens exigiram o abandono desta lei, que os faz retroceder aos tempos do franquismo e viola direitos fundamentais. «Com esta lei, o PP pretende aprofundar a precariedade e a exploração da classe trabalhadora e das camadas populares, neutralizando a luta contra as privatizações, as reformas educativas, os cortes nos serviços públicos, a reforma laboral que ele mesmo promove», sublinharam os jovens.

Recordaram ainda que, por lutarem e defenderem direitos, cinco trabalhadores foram mortos pela Polícia a 3 de Março de 1976; a lei que agora se aprova visa tornar ainda maior a impunidade policial de então, afirmaram, antes de deixar claro que não vão deixar que isso aconteça: «não vão passar por cima de nós!» Para além da manifestação que convocaram para dia 21 em Gasteiz, comunicaram que dia 3 de Março será dia de mobilização e luta em todo o território de Araba. / Ver: GazteIraultza e topatu.info [com lista de apoiantes da iniciativa]