terça-feira, 30 de junho de 2015

Absolvidos dez jovens de Iruñerria acusados de pertencer à Segi

Os jovens - Iker Araguas, Ibai Azkona, Gorka Sueskun, Mikel Marin, Diego Javier Octavio, Iker Aristu, Iñaki Marin, Oihan Ataun, Mikel Beunza e Mikel Flamarique – foram julgados em Maio último no tribunal de excepção espanhol. O Ministério Público pediu inicialmente dez anos de prisão para todos; no final do julgamento, seis.

Detidos em 2008, todos afirmaram ter sido torturados, e todos, com excepção de um, foram parar à cadeia – de onde saíram depois de pagarem avultadas fianças. Esperaram sete anos pelo início do julgamento. Dos dez arguidos, três – Araguas, Marin e Azkona – estão na cadeia, depois de terem sido condenados no âmbito de outros processos. Oihan Ataun recorreu para o Tribunal de Estrasburgo, que condenou Espanha por não ter investigado a queixa que apresentou por torturas.

No julgamento, Ibai Azkona defendeu que era tempo de «esvaziar as prisões» e pediu a absolvição de todos os jovens julgados no processo. A defesa também o fez, tendo em consideração a «falta de provas» e o facto de se estar a julgar a «militância política».

Os jovens bascos foram sempre muito apoiados. No dia 2 de Maio, centenas de pessoas mobilizaram-se na capital navarra em solidariedade com eles e em protesto contra o julgamento. / Ver: ahotsa.info