sábado, 6 de junho de 2015

Moradores da Txantrea denunciam o encarceramento de Enrike López

Dezenas de moradores do bairro da Txantrea, na capital navarra, deram hoje uma conferência de imprensa para denunciar o encarceramento de Enrike López. Na ocasião, recordaram que Enrike regressou ao bairro recentemente, depois de ter passado 30 anos no exílio, mas que, no dia 29 de Maio, foi detido com a sua mulher, acusado de estar relacionado com o depósito de armas encontrado em Biarritz (Lapurdi, EH).

Os moradores da Txantrea criticaram as agressões do Governo espanhol ao processo de desarmamento, bem como o recurso que faz a todo o tipo de leis de excepção para continuar a atacar os direitos dos bascos. No que diz respeito a habitantes do bairro, afirmaram que 11 são presos políticos e que há mais quatro pessoas imputadas nos processos contra o Batasuna, o Herrira e a Askapena. Para além disso, a Zurgai Herriko Taberna aguarda pela sentença definitiva do Supremo Tribunal, depois do embargo decretado pela Audiência Nacional espanhola.

Manifestação no dia 14
Uma plataforma de apoio aos presos no bairro convocou para dia 14 (19h00, Praça do Euskara) uma manifestação para exigir o fim destes ataques, o respeito pelos direitos das presas e dos presos políticos bascos, bem como o seu regresso a Euskal Herria. / Ver: ahotsa.info