terça-feira, 9 de junho de 2015

Koldo Santxez cumpre 3 anos e meio por defender a ikurriña no San Fermin

No txupinazo de 2010, registaram-se incidentes quando a Polícia Municipal tentou impedir, de forma brutal, que uma grande ikurriña fosse mostrada na Udaletxe plaza. Como consequência, um jovem madrileno ficou gravemente ferido, ao ser atingido por uma garrafa, e vários jovens foram processados e condenados. Hoje, o morador de Zizur Koldo Santxez apresentou-se em tribunal para cumprir três anos e meio de pena; agradeceu o apoio de quem se juntou para o apoiar.

Dezenas de pessoas, reunidas junto a uma faixa com o lema «Ikurrinagatik espetxera? Ez dago eskubiderik. Sinboloen Legeari ez» [Para a prisão por causa da ikurriña? Não há direito. Não à Lei dos Símbolos], receberam à entrada da Audiência de Iruñea Koldo Santxez, habitante de Zizur (Nafarroa) condenado a três anos e seis meses de cadeia na sequência dos incidentes ocorridos no txupinazo de 2010, em que a Polícia Municipal de Iruñea carregou com grande violência na Praça do Município e nos quais um jovem de Madrid ficou gravemente ferido. Mais cinco pessoas foram condenadas, mas não deverão cumprir pena efectiva; o município de Iruñea foi condenado como responsável civil subsidiário, por não evitar a presença de garrafas na praça.

Na concentração de hoje, dois porta-vozes criticaram a UPN pela perseguição movida à ikurriña no txupinazo e afirmaram que, em vez Koldo, deviam ir para a cadeia «todos os corruptos que perseguem a ikurriña»; exigiram ainda o fim da Lei dos Símbolos e disseram esperar que, nas próximas festas sanfermineiras, a ikurriña e a bandeira navarra sejam utilizadas. / Ver: ahotsa.info / Vídeo: ahotsa.info