quarta-feira, 17 de junho de 2015

Termina julgamento de membros da Ernai e de jornalista, para quem MP pede 18 e 24 meses

Começou a 28 de Maio e terminou ontem o julgamento de sete membros da organização juvenil Ernai e da jornalista do topatu.info Iraitz Salegi, que o Ministério Público acusa de «enaltecimento do terrorismo» e para quem continua a pedir penas que vão dos 18 aos 24 meses de prisão. Os jovens ficam à espera da sentença.

Os jovens da Ernai - Irati Sienra, Gotzon Elizburu, Maialen Etxebarria, Mikel Button, Aitor Anda, Garazi Mugertza e Mikel Moreno - e a jornalista Iraitz Salegi, cuja absolvição foi pedida pela defesa, são acusados de «enaltecimento do terrorismo», no primeiro caso, pela participação no acto político do festival Gazte Danbada, em 2013, e, no caso da jornalista, por ter feito a sua cobertura. Inicialmente, Periko Solabarria, militante histórico da esquerda abertzale, de 85 anos, também foi incriminado por participar no acto, mas, à beira do julgamento, foram retiradas as acusações contra ele.

A acusação negou que se tratasse de «um julgamento contra a liberdade de expressão» e disse que Salegi incorreu no crime de «enaltecimento do terrorismo» por ter «editado e divulgado» os vídeos do acto. Por seu lado, Iraitz Salegi afirmou que a intenção do topatu.info ao cobrir o Gazte Danbada era puramente informativa, defendeu o direito à liberdade de expressão e de informação e recordou os casos de tantos órgãos de comunicação e jornalistas que foram alvo de repressão por fazerem o seu trabalho, como o diário Egunkaria, o portal Ateak Ireki e jornalista Boro, do lahaine.org. / Ver: naiz e topatu.info / Crónicas detalhadas: lahaine.org e tercerainformacion.es